Torcedores belgas são condenados por fantasia de 'Borat' em partida da Champions League no Cazaquistão
Um tribunal do Cazaquistão anunciou nesta quinta-feira uma leve pena de prisão para três torcedores belgas do clube Brugge que se fantasiaram do personagem “Borat” durante a partida da Champions League entre seu time e o Kairat Almaty, na terça-feira.
Um tribunal de Astana, a capital, afirmou em um comunicado ter “recebido denúncias por perturbação da ordem contra os cidadãos belgas S., D. e N.”, condenados a “cinco dias de detenção administrativa”.
“Em estado de embriaguez nas arquibancadas do estádio Astana Arena, S., D. e N. se despiram, ficando apenas de roupa íntima (...) perturbando assim a ordem pública” durante a partida vencida por 4 a 1 pelo time belga.
Em um vídeo, é possível ver três pessoas vestindo o icônico maiô de uma peça só, preso atrás do pescoço, que se tornou famoso pelo personagem do filme “Borat”.
A comédia, lançada em 2006, narra as aventuras nos Estados Unidos de um jornalista cazaque fictício, Borat Sagdiyev, interpretado pelo ator britânico Sacha Baron Cohen, que apresenta o Cazaquistão como um país atrasado.
Em tom de humor, as cenas desse filme, que também satiriza a sociedade americana, geralmente não fazem graça no Cazaquistão, que há anos tenta se livrar da imagem projetada pelo longa.
As autoridades cazaques chegaram a proibir sua exibição, antes de reconhecer que o filme contribuiu para o turismo nesse imenso país da Ásia Central.
