Toca-fitas e chave canivete: como era a tecnologia dos carros antes do Bluetooth
Telas sensíveis ao toque, comandos por voz e sistemas automáticos se tornaram recursos comuns nos carros atuais, mas nem sempre foi assim. É que, há poucos anos, dar partida, dirigir e até ouvir música eram ações que exigiam uma relação bem menos digital com o veículo. 5 acessórios para carro que ninguém mais usa hoje em dia Nostalgia: 5 sedans que marcaram época no Brasil Muitas destas práticas eram feitas com a ajuda de peças mecânicas — hoje, basta conectar o celular ao Bluetooth do sistema de som do carro para curtir suas músicas favoritas. No entanto, na época das fitas, o processo era bem mais complexo. Relembre com o CT Auto como itens comuns do passado moldaram a experiência ao volante antes da era digital: -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- 1. Toca-fitas automotivo O toca-fitas era o principal meio de entretenimento na hora de dirigir muito antes do streaming e do Bluetooth. O problema é que, para ouvir uma música específica, era preciso avançar ou rebobinar manualmente a fita. Toca-fitas Pioneer foi um grande aliado dos motoristas (Reproduçã/Pioneer) Também era preciso, claro, aceitar as limitações do formato — ou seja, “trocar de playlist” significava, na verdade, trocar de fita mesmo. 2. Freio de estacionamento O freio de estacionamento manual acionado por alavanca ou pedal pode até parecer coisa do passado, mas saiba que este componente era parte obrigatória do ritual de estacionar o carro: puxar o freio com força suficiente, ouvir o estalo característico e lembrar de soltá-lo antes de sair faziam parte da rotina de qualquer motorista. Hoje, o freio de estacionamento já vem na forma de um botão discreto (Kārlis Dambrāns/CC 2.0) Além de funcional, o freio exigia atenção e costume, afinal, puxá-lo com força demais poderia causar problemas para outro motorista que fosse assumir o volante na sequência. Hoje, o célebre “freio de mão” foi substituído pelo “freio de estacionamento”, que já pode ser acionado por um simples botão. 3. Partida sem chave Antes do botão “Start/Stop”, dar a partida no carro envolvia inserir a chave no contato, girar até o ponto certo e esperar o motor responder. Em dias frios, era comum segurar a chave por alguns segundos a mais, respeitando o tempo do motor. Dar partida era um ritual: chave, giro e paciência (Freepik/CC) Claro que muitos carros ainda contam com esse sistema, mas hoje já é possível encontrar veículos com o botão “Start/Stop”, que deixa a partida bem mais rápida e prática. Leia também: 5 coisas que não podiam faltar em viagens de carro nos anos 1990 10 carros antigos da Chevrolet que marcaram época no Brasil Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini! Leia a matéria no Canaltech.
