Tiro dentro de shopping mobiliza operação, e suspeito de 19 anos é preso na Noruega
A polícia de Oslo, na Noruega, mobilizou uma grande operação na manhã desta segunda-feira após receber, às 10h56 (6h56, no horário de Brasília), a informação de que um homem teria disparado tiros dentro do Storo Storsenter, um centro comercial localizado no norte da capital. No registro policial, o chefe de operações Eirik Sannes informou sobre a notificação e pediu que as pessoas evitassem o local. Ninguém ficou ferido.
Lenda local: História de abdução de casal por alienígenas nos anos 1960 inspira turismo e comércio de cidade nos EUA
Entenda: Em meio a conspirações, sinal captado por radiotelescópio sul-africano indica origem natural do 3I/Atlas
Segundo o jornal norueguês VG, ambulâncias e de 10 a 12 viaturas foram enviadas ao local, além de um helicóptero policial.
De acordo com o policial Tor Grøttum, a própria pessoa armada telefonou para a polícia enquanto as equipes se deslocavam.
— Recebemos uma ligação da pessoa que estava armada dizendo que ele estava no Storo Storsenter. Enquanto estávamos a caminho, um tiro foi disparado, e recebemos muitas notificações sobre isso — disse ao VG.
A polícia informou que o suspeito portava uma espingarda.
Por volta das 11h05, o homem foi detido, e agentes declararam à mídia local que tinham o “controle do suspeito”. O registro policial posterior identificou o detido como um jovem de 19 anos, morador de Oslo, que recebeu atendimento de profissionais de saúde no local.
Sem registro de feridos
Às 11h18, após buscas internas, a polícia informou ter vasculhado "praticamente todo o centro" sem encontrar feridos.
Grøttum confirmou que o disparo ocorreu dentro do shopping e destacou que a orientação para evitar a área foi tomada por precaução, caso houvesse outros envolvidos.
— Nossa compreensão é que é apenas uma pessoa, mas estamos trabalhando para esclarecer se há mais envolvido — afirmou.
Ele acrescentou que ainda não há definição sobre a motivação.
A área foi declarada segura às 11h27 (7h27, no horário de Brasília). A polícia comunicou que o centro poderia reabrir.
A gerente do shopping, Unni Merethe Aasgaard, disse ao VG que o local foi esvaziado de clientes. Representante do restaurante Egon Storo, Ingrid Hole relatou que pessoas começaram a entrar novamente no estabelecimento.
— Estamos bem. Estamos deixando entrar as pessoas mais levemente vestidas para se aquecerem — conta.
