Terceira ida à Libertadores em quarto ano de SAF é acalanto para temporada irregular do Botafogo
Mesmo em temporada marcada pela irregularidade e pelos erros de planejamento de John Textor e seus pares que culminaram num ano sem títulos após o mágico 2024, o Botafogo garantiu vaga na pré-Libertadores de 2026 com três rodadas de antecedência. A vitória de ontem, no Nilton Santos, por 3 a 2 contra o Grêmio fez com que o alvinegro chegasse aos 58 pontos no Brasileirão. Na quinta colocação, o time não pode mais ser alcançado pelo Bragantino, primeira equipe fora do G7.
Em quatro anos de SAF sob o comando do empresário americano, o Botafogo disputará a Libertadores pela terceira temporada consecutiva, algo inédito na história do clube. Agora, com a vaga garantida na fase prévia, o alvinegro tentará a classificação direta para a fase de grupos.
Meias brilham
Para conseguir tal feito, o Botafogo, que estreou novo uniforme com o roxo e o rosa como cores predominantes, fez valer a superioridade contra o meio-campo desfalcado do Grêmio. Sem Arthur, o principal nome da equipe neste segundo turno de Brasileirão, o tricolor gaúcho sofreu para conter a criatividade do trio formado por Danilo, Marlon Freitas e Savarino. Tanto é que os três tiveram boa participação nos dois primeiros gols, marcados por Cuiabano e Artur.
Primeiro, Marlon, Savarino e Cuiabano tabelaram pela esquerda até o venezuelano acertar o travessão em linda finalização. Depois, a bola ficou com Artur, que apostou no um contra um, levou vantagem e chutou para Volpi dar rebote aproveitado pelo lateral-esquerdo. Revelado pelo próprio Grêmio, o dono da mística camisa 6 do Botafogo, que ainda carrega o nome de Nilton Santos acima do escudo, marcou pela terceira vez contra o ex-clube.
Quatro minutos depois, foi a vez de Danilo conduzir pelo meio e servir Artur, que novamente levou vantagem na jogada individual, mas dessa vez superou Volpi para abrir 2 a 0. Foi o terceiro gol do camisa 7 nas últimas três partidas, o que confirma o bom momento do atacante nesta reta final de temporada.
— Estou muito feliz pelo meu momento. Tive altos e baixos nessa temporada, mas estou me encontrando novamente. Estou muito feliz pelo resultado. O gol é consequência do empenho da equipe. Já alcançamos nosso objetivo, que é a Libertadores, e agora temos mais três jogos para chegarmos o mais alto possível — comemorou Artur.
Na etapa final, o Botafogo ainda levou um susto com o gol de André Henrique após falha de Léo Linck, mas Marçal tratou de tranquilizar o alvinegro em campo e, de cabeça, concretizou a vitória. No fim, Carlos Vinícius ainda diminuiu para o Grêmio.
