Tensão em campo: Capitães de Índia e Paquistão não apertam as mãos antes de duelo pela Copa do Mundo de críquete

 

Fonte:


O clima de rivalidade entre Índia e Paquistão marcou até mesmo os instantes que antecederam o confronto entre as duas seleções pela Copa do Mundo T20. Os capitães Suryakumar Yadav, da Índia, e Salman Agha, do Paquistão, não apertaram as mãos durante a cerimônia do sorteio antes da partida disputada neste domingo, em Colombo.

A ausência do gesto protocolar ocorreu pouco antes do início do jogo válido pelo Grupo A do torneio. No sorteio, Agha levou a melhor e optou por colocar sua equipe para defender primeiro.

O confronto só foi confirmado seis dias antes da data prevista para a realização, depois que o governo do Paquistão voltou atrás na ameaça de boicotar a partida. A indefinição política havia colocado em dúvida a realização de um dos duelos mais aguardados da competição.

O encontro entre as duas potências do críquete costuma mobilizar torcedores e autoridades dos dois países, em meio a uma histórica rivalidade dentro e fora dos campos que se aflorou após uma série de tensões políticas e militares em 2025.

No último mês de maio, um atentado terrorista de grupos que defendem a anexação paquistanesa da Caxemira matou 26 civis, a maioria hindus, no lado indiano da região, o que deu início aos últimos conflitos entre os países asiáticos.