Tênis: dupla da brasileira Luisa Stefani perde WTA Finals, após 'apagão' no segundo set

 

Fonte:


Em Riad, na Arábia Saudita, a brasileira Luisa Stefani entrou em quadra ao lado a húngara Timea Babos, para a decisão do WTA Finals, torneio com as oito melhores duplas da temporada. Depois de um primeiro set acirrado, vencido pelas belgas Veronika Kudermetova e Elise Mertens por 7 a 6, o segundo foi avassalador para a dupla europeia, vencido por 6 a 1.

Maior final da carreira de Luisa, a brasileira tinha a chance de se igualar a Gustavo Kurten, o Guga, único brasileiro a vencer o Finals (2000, em Lisboa). Com subidas à rede, Luisa se destacou no jogo, mas não mais que Kudermetova, imbatível nos saques, por exemplo.

Uma hora de set

O primeiro set, que durou 1h06, precisou ser decidido no tie-break. Luisa e Babus começaram na frente, mas viram as belgas virando o placar. Depois de cinco games perdendo, a dupla com a brasileira conseguiu empatar e virar o placar (para 5 a 4), depois de emplacar oito pontos seguidos. Mas Kudermetova e Mertens reagiram, e chegaram a provocar a fúria da húngara, que errou um ponto quando perdia por 6 a 5, e jogou a raquete no chão. 

Uma das subidas à rede da brasileira foi providencial para empatar o primeiro set em 6 a 6, levando a definição para o tie-break, vencido pelas belgas, que liquidaram o primeiro set por 7 a 6.

Segundo set bem abaixo

A derrota no primeiro set parece ter atrapalhado o desempenho da dupla de Luisa, com erros de Babus. Sem encontrarem o ritmo novamente, as duas viram Kudermetova encaixar saques em sequência no segundo set, que durou 31 minutos. Os games do segundo set foram de superioridade total da dupla belga, que venceu por 6 a 1, liquidando o jogo e conquistando o troféu.