Temporada 2026: russo morre durante tentativa de cume no pico mais alto das Américas, na Argentina
A temporada de escalada de 2026 no Aconcágua fez sua primeira vítima. Um alpinista russo, identificado pelas iniciais K.B., morreu a poucos metros do cume enquanto tentava chegar ao topo da montanha. Ele tinha 55 anos.
O incidente ocorreu na tarde deste domingo (4), quando a equipe de resgate não conseguiu reanimar o alpinista, que se encontrava em estado crítico na área conhecida como El Hombro, a mais de 6.800 metros acima do nível do mar. O Aconcágua tem 6.961 metros de altura, o que indica que o homem faleceu a cerca de 150 metros do cume.
Segundo fontes policiais, um guia autorizado que acompanhava o cidadão de Moscou alertou o serviço médico do Parque Provincial do Aconcágua após o cliente desmaiar repentinamente naquela região da montanha. A equipe médica se deslocou até o local e tentou reanimá-lo, mas não obteve sucesso.
“Infelizmente, esta é a primeira morte da temporada. No entanto, estamos trabalhando diligentemente e tudo está bastante tranquilo”, afirmaram fontes da Secretaria Provincial de Segurança ao jornal LA NACIÓN. Em temporadas anteriores, houve até dez mortes, o que levou as autoridades a reforçarem os exames sanitários oficiais dos visitantes e a atenção à limitada experiência em montanhismo de parte dos escaladores.
Confirmação do óbito
A morte do cidadão russo foi confirmada pelos médicos por volta das 14h de domingo, após ele não responder às manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP). Cerca de meia hora depois do início do atendimento, e sem registro de sinais vitais, as equipes decidiram interromper as tentativas de reanimação.
Equipes de resgate e guarda-parques, que chegaram à área de helicóptero, seguem trabalhando para recuperar o corpo do alpinista, embora a descida dependa das condições climáticas. Paralelamente, a Justiça provincial assumiu o caso por meio da promotora María Luz Maturano, da Promotoria nº 11, que emitiu as diretrizes necessárias e destacou que a remoção do corpo também está condicionada ao clima.
A atual temporada de escalada 2025-2026 começou em 1º de novembro, e a atividade no Aconcágua vem aumentando de forma constante desde então, com encerramento previsto para meados de fevereiro. No ano passado, mais de 55 mil pessoas visitaram o pico mais alto do continente, período em que foram registrados 190 resgates e duas mortes ao longo da temporada.
