Tem furacão no Brasil? Entenda por que fenômeno é raro no país
Diferentemente de alguns países periodicamente atingidos por furacões, o Brasil — que, atualmente, vive a incidência de um ciclone extratropical no Sul — não precisa se preocupar tanto com isso. As chances de que furacões aconteçam por aqui são mínimas, segundo meteorologistas ouvidos pela BBC. A explicação é que a formação de um fenômeno desses depende de uma série de fatores que só foi registrada uma vez no país.
Leia mais: Veja fotos de antes e depois de Rio Bonito do Iguaçu, cidade do Paraná arrasada por tornado
Tornado no Paraná: imagem de satélite mostra passagem do fenômeno por Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais atingida
Outro fator que dificulta a formação de furacões no Brasil é o cisalhamento do vento. Esse fenômeno ocorre quando há variações na velocidade ou direção das correntes de vento em diferentes altitudes. Segundo especialistas, isso é incomum nas regiões próximas à linha do Equador, como o Brasil, limitando a força e a propagação desses fenômenos.
Historicamente, apenas um furacão foi registrado no Brasil: o Catarina, em 2004. O fenômeno atingiu os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina com ventos de até 180 km/h, causando destruição em 40 cidades. Contudo, há divergências sobre sua classificação, com alguns meteorologistas afirmando que ele pode ter sido uma frente fria que mudou de direção de forma atípica.
