Técnico ferido em explosão em prédio de ministério na Esplanada morre

 

Fonte:


O técnico da Companhia Energética de Brasília - Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes) ferido na explosão de uma subestação de energia no Bloco C da Esplanada dos Ministérios faleceu após não resistir aos ferimentos. O incidente ocorreu na manhã da última terça-feira, quando três funcionários de uma empresa terceirizada realizavam manutenção no local. A informação sobre o falecimento foi divulgada nesta sexta-feira pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), em nota de pesar.

"O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) manifesta profundo pesar pelo falecimento do técnico da CEB Ipes, ferido na manhã da última terça-feira, 25 de novembro, após a explosão ocorrida na subestação de energia situada no lado oeste externo do Bloco C — estrutura de propriedade das distribuidoras de energia elétrica Neoenergia e CEB Ipes na Esplanada dos Ministérios.

Expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho neste momento de grande dor. O MGI reforça seu compromisso com a segurança e o cuidado com todos os profissionais que atuam no entorno e no interior das edificações públicas sob sua gestão, e acompanhará os desdobramentos oficiais relativos ao incidente, colaborando com as autoridades competentes no que for necessário", disse o MGI.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), dois trabalhadores foram atingidos pela explosão: um deles sofreu queimaduras graves, e o outro apresentou intoxicação por fumaça. Ao todo, 27 pessoas receberam atendimento por inalação de fumaça e seis foram encaminhadas ao hospital. O fogo começou por volta de 9h40 e gerou grande volume de fumaça, o que levou à evacuação imediata do prédio.

O Bloco C abriga os ministérios da Igualdade Racial, das Mulheres, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e dos Povos Indígenas. Servidores relataram tumulto durante a descida pelas escadas e pessoas passando mal no momento da saída.