Técnico do Inter Miami, Mascherano defende inclusão no time na Libertadores: 'Seria fantástico'
Um dos assuntos mais comentados no Inter Miami é a inclusão do time na Copa Libertadores. O tema já foi abordado pelo empresário americano Jorge Mas, um dos proprietários do clube, e agora pelo treinador Javier Mascherano. Em entrevista coletiva, o comandante argentino defendeu a presença de sua equipe no torneio da Conmebol.
Antes da viagem ao Peru para o amistoso contra o Alianza Lima, Mascherano disse a possibilidade de disputar o torneio com os melhores da América do Sul é “fantástica”. Contudo, o treinador entende que a participação do Inter Miami depende dos organizadores da Libertadores.
— Obviamente, para nós, poder participar da Copa Libertadores seria fantástico, pessoalmente eu adoraria. Mas não tenho ideia se é possível ou não. Não posso opinar. Sei que times mexicanos participaram em um determinado momento, depois pararam. Se a possibilidade existe, espero que sim, mas isso dependerá dos organizadores — afirmou Mascherano.
Lionel Messi, astro do Inter Miami
Chandan Khanna / AFP
Nos últimos dias, Jorge Mas expressou o desejo de ver o Inter Miami disputando, no futuro, a Copa Libertadores. Ele afirmou que já conversou com o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, sobre a possibilidade dos campeões dos Estados Unidos e do México participarem do torneio.
— É um sonho, e obviamente já tive conversas com a Conmebol e com Alejandro, para ver a nossa participação na Libertadores. Há precedentes, porque no passado clubes mexicanos já disputaram a Libertadores. Eu quero jogar a Libertadores, já disse isso publicamente — disse Jorge Mas em entrevista divulgada pelo jornal argentino "Olé".
Os times do México disputaram a Libertadores entre 1998 e 2016, como convidados e com uma restrição: se algum deles conquistasse o título não poderia disputar o Mundial de Clubes como representante da Conmebol. Para Mas, desta vez, os campeões da MLS e da Liga MX merecem uma vaga na competição.
— Creio que os campeões da MLS e da Liga MX são merecedores de uma vaga. Sei que são temas entre Concacaf e Conmebol, mas creio que se de alguma maneira for possível seguir crescendo o futebol no Hemisfério com a participação dos clubes norte-americanos e mexicanos, acho que a competição seria melhor.
Após pouco mais de um mês de pausa, o Inter Miami voltou aos trabalhos depois da conquista da MLS Cup sobre o Vancouver Whitecaps, em dezembro. O time de Lionel Messi e Luis Suárez fará um amistoso no Peru como início oficial da pré-temporada.
