TCU determina inspeção técnica em documentos sobre o Banco Master em poder do Banco Central
O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rêgo Filho, determinou nesta sexta-feira, a realização de uma inspeção técnica em documentos sobre o Banco Master que estão sob a responsabilidade do Banco Central.
A medida atende a um pedido dos próprios técnicos do tribunal, que querem analisar informações citadas em um relatório enviado pelo BC ao TCU. As informações são do blog do jornalista Valdo Cruz no G1. Segundo Vital do Rêgo, a inspeção já será iniciada neste começo de janeiro, mesmo durante o recesso do tribunal. Os técnicos do TCU irão até o Banco Central para examinar a documentação, que não pôde ser anexada ao relatório por sigilo.
Após a análise, será elaborado um relatório a ser entregue ao ministro Jonathan de Jesus, relator do caso Master no TCU. O ministro também solicitou esclarecimentos ao Banco Central sobre os motivos que levaram à liquidação do Banco Master, após pedido do Ministério Público junto ao TCU e da liderança da minoria na Câmara. Ele classificou a liquidação como “precipitada”.
No relatório enviado ao tribunal, o BC detalha o histórico do banco, desde alertas sobre a captação considerada agressiva de CDBs até a decisão de liquidação por esgotamento da capacidade financeira de cumprir compromissos, de acordo com o blog do Valdo Cruz.
