TAP anuncia nova rota internacional entre São Luís e Lisboa
Após anunciar o lançamento de voos entre Curitiba e Portugal, a TAP prepara agora a expansão de sua malha no Brasil, seu principal mercado. A companhia área vai inaugurar a frequência entre São Luís, no Maranhão, e Lisboa a partir com início em 26 de outubro de 2026. Serão dois voos semanais.
Aviação: Latam registra alta de 49,4% no lucro líquido em 2025
No avião: Apple lança AirTag com maior alcance e compatível com outros fabricantes
Com isso, a capital do Maranhão passa a ser a 15ª cidade atendida pela TAP. Para Mário Chaves, COO da TAP Air Portugal, o início da rota Lisboa–São Luís representa mais um passo estratégico no fortalecimento da malha aérea entre a Europa e o Brasil.
-Estamos ampliando a conectividade do Nordeste com o nosso hub em Lisboa, criando novas oportunidades para o turismo, os negócios e o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal - disse Chaves.
Os voos serão operados com aeronaves Airbus A321LR, com capacidade de 16 passageiros na classe executiva e 155 na econômica. Em julho, a companhia aérea vai operar voos entre Curitiba e Lisboa com escala no Rio de Janeiro. Serão três voos semanais.
Quarto voo em Florianópolis
Semana passada, a companhia portuguesa ampliou para quatro o total de frequências semanais na rota que liga Florianópolis a Lisboa. O voo adicional será operado aos domingos, a partir de 05 de julho, reforçando a oferta no período de maior demanda internacional e ampliando as opções de conexão entre Santa Catarina e a Europa.
- O lançamento da quarta frequência entre Florianópolis e Lisboa é resultado do trabalho conjunto com o governo, o Aeroporto de Zurique e a Secretaria de Turismo de Santa Catarina. A companhia segue analisando oportunidades para consolidar e expandir essa ligação no longo prazo, condicionada a fatores como a ampliação da pista, essencial à operação de aeronaves de maior porte e o fortalecimento da conectividade - diz Chaves.
O aumento das rotas acontecem em meio ao aumento de turistas no Brasil. Em 2025, houve alta de 37%, para 9,3 milhões de visitantes estrangeiros. Além disso, o governo português pretende concluir em 2026 a privatização de até 49,9% do capital da TAP, que havia sido renacionalizada em 2020 para enfrentar as consequências da pandemia de covid-19. A IAG, Air France-KLM e Lufthansa estão na disputa para investir na empresa portuguesa.
