
Talibã liberta casal de idosos britânicos presos há quase oito meses

O Talibã libertou nesta sexta-feira um casal de idosos britânicos que estava preso no Afeganistão há quase oito meses, após terem sido detidos por autoridades do regime fundamentalista em condições ainda pouco claras. A soltura ocorre após uma série de apelos da família do casal e um processo de mediação que contou com a participação do Catar.
Defensor da liberdade de expressão na campanha: Trump agora usa todas as ferramentas para controlar a mídia
Defesa do futuro?: Mais baratos e versáteis, lasers emergem como resposta a enxames de drones
Peter Reynolds, de 80 anos, e sua esposa Barbara, de 76 anos, foram presos por autoridades do Talibã em fevereiro, quando retornavam para a casa onde moravam na província de Bamiyan, na faixa central do país. Em um comunicado, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Afeganistão, Abdul Qahar Balkhi, afirmou que os britânicos "violaram as leis do Afeganistão" e que foram libertados após "o devido processo judicial", sem dar detalhes sobre o caso.
Initial plugin text
Peter e Barbara casaram em Cabul nos anos 1970. Eles viveram por quase duas décadas no país e se tornaram cidadãos afegãos, trabalhando com programas educacionais. Os filhos do casal pediam que eles fossem soltos há meses, alegando motivos de saúde, além de criticarem às condições de detenção — quando foram transferidos para uma prisão na capital, os dois foram mantidos separados.
O casal foi entregue ao representante especial do Reino Unido, Richard Lindsay, e embarcaram em um voo em Cabul. O destino inicial será Doha, onde os dois passarão por exames.
Um funcionário do Catar, sob condição de anonimato devido à sensibilidade do caso, disse à AFP que o casal foi "libertado com segurança da detenção no Afeganistão após uma mediação liderada pelo Catar".
— Os cataris estavam envolvidos com as autoridades afegãs há muitos meses, trabalhando em estreita coordenação com o governo britânico — acrescentou. (Com AFP)