Sul Global será protagonista e fundo de florestas tropicais beneficiará 73 países, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que os países do Sul Global terão protagonismo e poder decisório no Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF).
Em discurso que lançou oficialmente a iniciativa, Lula disse que o fundo vai ajudar a presevar florestas tropicais em 73 países em desenvolvimento.
— Pela primeira vez na história, os países do Sul Global terão um protagonismo em uma agenda de florestas — afirmou.
Lula prometeu que países investidores e países com florestas tropicais participarão das instâncias gestoras do fundo "em pé de igualdade".
O presidente prometeu que a iniciativa dará resultados rápidos.
— Em poucos anos, poderemos ver os frutos desse fundo. Teremos orgulho de lembrar que foi no coração da Floresta Amazônica que demos esse passo juntos — acrescentou.
O TFFF é uma das principais apostas do governo brasileiro para a COP30, mas apenas quatro países confirmaram investimentos até aqui.
O Brasil foi o primeiro, com a promessa de doar US$ 1 bilhão para a iniciativa. Indonésia, Portugal e Noruega também anunciaram aportes financeiros.
Lula terminou o discurso desta quinta citando o ambientalista Chico Mendes, assassinado em 1988:
— No começo, pensei que estava lutando para salvar as seringueiras. Depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora percebo que estou lutando pela humanidade.
