Sudeste tem previsão de chuva e ventania para primeiro fim de semana do ano

 

Fonte:


Após o calor intenso que marcou a semana de Natal, 2026 começa no Sudeste com pancadas de chuva. O fim de semana não será de praia, ainda que as temperaturas permaneçam em alta por conta das consequências do bloqueio atmosférico que atuou na região.

Vídeo: Criminosos invadem instituto da USP e fazem assalto na virada do Réveillon

Bahia: Estado recebe 100 ampolas de antídoto após confirmação de sete casos de intoxicação por metanol

Em São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo a partir da meia-noite de hoje. A previsão no estado indica a ocorrência de tempestades severas, com chuvas que podem chegar a 100 milímetros por dia, uma intensidade considerada muito forte e que pode causar alagamentos e transtornos significativos, sobretudo se cair em um curto período. A instituição também alerta para rajadas de vento oscilando entre 60 e 100 quilômetros por hora, além do risco de queda de granizo.

O novo alerta meteorológico coloca a capital e a Região Metropolitana em estado de atenção, cenário que traz de volta o receio de episódios recentes. No mês passado, ventanias de magnitude similar causaram o tombamento de milhares de árvores e deixaram milhões de pessoas sem energia elétrica por dias, evidenciando a vulnerabilidade da infraestrutura diante de eventos climáticos extremos.

O surgimento da presença de uma frente fria na costa de São Paulo explica a ocorrência de chuvas fortes e persistentes, além da queda da temperatura.

— As máximas na capital ficam abaixo da média no primeiro fim de semana de 2026, com máximas na casa dos 26 e 24 graus amanhã e no domingo — afirma o meteorologista César Soares, da Climatempo.

No Rio, os primeiros dias do ano prometem ser abafados, com temperaturas entre 23°C e 36°C. Um alívio no calorão, no entanto, é esperado no fim de semana, com a aproximação de uma frente fria e a ocorrência de chuvas com volumes elevados.

O tempo também deve permanecer instável no Espírito Santo. O cenário é fruto da combinação da onda de calor que atuou durante a semana de Natal e da umidade, o que favorece a ocorrência de chuvas nas regiões Sul e Serrana, além de parte do Noroeste.

O Inmet emitiu um alerta de cor laranja — intermediário na escala de risco — de chuvas intensas para hoje em mais de 50 cidades do estado, incluindo a capital Vitória.

Minas Gerais também sofre as consequências do bloqueio atmosférico da semana passada. Há previsão de chuva nos próximos dias, inclusive na capital Belo Horizonte. As temperaturas na cidade devem variar entre 19°C e 32° até domingo.

Janeiro chuvoso

O Inmet prevê um primeiro mês do ano marcado por chuva acima da média em grande parte das regiões Norte e Sul. Em contrapartida, áreas do Nordeste, do Sudeste e da porção leste do Centro-Oeste devem registrar tempestades abaixo do comum para essa época do ano.

A previsão no Norte do país indica a ocorrência de volumes de chuva até 50 milímetros acima da média histórica. Devem ser afetados grande parte de Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e porções sul e centro-norte do Pará. Nas demais áreas da região, o prognóstico aponta para valores próximos ou abaixo da média climatológica, sobretudo no centro-sul de Tocantins e sul de Roraima.

No Sul, a previsão indica acumulados de até 50 milímetros acima da média histórica de janeiro em todos os estados. As exceções são o centro-oeste de Santa Catarina e o sul do Rio Grande do Sul, onde são esperados volumes próximos e abaixo da média climatológica do mês, respectivamente.

O Sudeste deve ter volumes de chuva acima da média em praticamente todo o estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Por outro lado, são previstas chuvas abaixo da média no sul do Espírito Santo, no centro-norte do Rio de Janeiro e em grande parte do território mineiro.

No Nordeste, prevê-se chuva abaixo da média em praticamente toda a Bahia, centro-sul do Piauí, na região central do Maranhão e no oeste de Pernambuco. Já tempestades acima do comum são previstas em áreas isoladas da Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí e Maranhão.

O Centro-Oeste deve ter chuva acima da média em praticamente todo o estado de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, assim como em áreas do nordeste e sudoeste de Goiás.