STF forma maioria para tornar réu ex-assessor de Alexandre de Moraes
Eduardo Tagliaferro é acusado de vazar dados sigilosos do TSE e atuar para prejudicar investigações sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria para transformar em réu o ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral, Eduardo Tagliaferro. Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação envolvendo organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Segundo a acusação, Tagliaferro teria vazado informações confidenciais da Corte Eleitoral, agido contra a legitimidade do processo eleitoral e atuado para prejudicar as apurações dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. Ele está atualmente na Itália e já é alvo de processo de extradição.
O ministro Alexandre de Moraes é o relator do caso e foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino. A votação ocorre no plenário virtual e segue até o dia 14. Ainda falta o voto da ministra Cármen Lúcia. A defesa de Tagliaferro pediu a suspeição de Moraes, afirmando que o ministro teria ligação direta com os fatos e seria ‘vÃtima’ no processo.
