Steam Machine é adiada e Valve pode aumentar o preço; entenda
A Steam Machine foi adiada e a decisão foi comunicada oficialmente pela Valve nesta quarta-feira (4), devido ao aumento do custo dos componentes de computador. Em publicação em seu blog, a empresa declarou que o hardware chega ao mercado neste primeiro semestre, mas que precisa de mais tempo "para definir preços e datas de lançamento concretos que possamos anunciar com confiança". A linha anunciada pela Valve, que também inclui o Steam Controller e o headset de realidade virtual Steam Frame, foi revelada pela primeira vez em 12 de novembro de 2025.
🎮Steam Machine: preço vaza e console pode custar mais de R$ 5 mil
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Steam Machine é o novo hardware da Valve
Divulgação/Valve
👉 Quais jogos para PC são leves? Veja no Fórum do TechTudo
Lançamento do Steam Machine vai atrasar e Valve estuda preço do novo Hardware
Desde o anúncio, no entanto, "a escassez de memória e armazenamento que você provavelmente já ouviu falar em toda a indústria aumentou rapidamente desde então", explicou a Valve, o que obrigou a equipe a revisar o cronograma de envio e os preços exatos, sobretudo para a Steam Machine e o Steam Frame. Embora o valor possa ser superior ao previsto inicialmente, o lançamento dos três dispositivos segue programado para o primeiro semestre deste ano.
"Temos trabalho a fazer para definir preços e datas de lançamento concretos que possamos anunciar com confiança, levando em consideração a rapidez com que as circunstâncias em torno desses dois aspectos podem mudar. Manteremos vocês informados o máximo possível à medida que finalizarmos esses planos", acrescentou o comunicado da Valve.
O novo hardware virá equipado com o SteamOS 3 (baseado no Arch Linux), o mesmo sistema operacional do Steam Deck, com acesso à Biblioteca Steam do usuário. Segundo testes da Valve, a maioria dos jogos "funcionará perfeitamente em 4K 60 com FSR (FidelityFX Super Resolution)", mas alguns títulos "exigem mais upscaling do que outros, e pode ser preferível jogar com uma taxa de quadros menor com VRR para manter uma resolução interna de 1080p".
Serão lançadas duas versões, com 512 GB ou 2 TB de armazenamento. Oficialmente descrita como um computador, a Steam Machine conta com processador AMD Zen 4 semi personalizado (6 núcleos e 12 threads), placa gráfica AMD RDNA3 também semi personalizada, com 16 GB de RAM DDR5 e 8 GB de VRAM GDDR6. O dispositivo vai ser vendido com ou sem o Steam Controller, já que tem compatibilidade com outros controles.
Com informações de Steam, VGC (1 e 2) e GG.deals
Mais do TechTudo
Veja também: ROG Xbox Ally X VALE O SEU PREÇO? Testamos!!
ROG Xbox Ally X VALE O SEU PREÇO? Testamos!!
