Sri Lanka emite novo alerta para deslizamentos após ciclone
As autoridades do Sri Lanka emitiram neste domingo (7) novos alertas para deslizamentos de terra em regiões atingidas por fortes chuvas, após a passagem de um ciclone que provocou a morte de pelo menos 618 pessoas.
Segundo o Centro de Manejo de Desastres (CMD), as precipitações associadas à temporada de monções tornaram o solo ainda mais instável nas áreas montanhosas do centro e do noroeste, ampliando o risco de novos deslizamentos.
Saiba mais: Previsões de chuva aumentam temores na Indonésia e no Sri Lanka após enchentes
O aviso ocorre depois de o ciclone Ditwah ter afetado mais de dois milhões de pessoas, cerca de 10% da população, com enchentes e deslizamentos registrados na última semana.
No domingo, helicópteros e aviões foram mobilizados para levar suprimentos a comunidades que seguem isoladas em razão dos bloqueios causados pelo desmoronamento de encostas.
O governo confirmou 618 mortes e informou que outras 209 pessoas continuam desaparecidas. As autoridades estimam que mais de 75 mil residências foram danificadas, incluindo 5 mil completamente destruídas.
Leia mais: Sobe para 25 o número de mortos em incêndio de boate na Índia
No conjunto da região, mais de 1.700 pessoas morreram em consequência das inundações devastadoras que atingiram Sri Lanka, Indonésia, Tailândia e Malásia ao longo da semana passada
