Sócio de bar que pegou fogo na Suíça e matou 40 pessoas é colocado em prisão preventiva por três meses

 

Fonte:


O coproprietário do bar suíço que pegou fogo durante as celebrações de Ano Novo, provocando a morte de 40 pessoas, foi colocado em prisão preventiva por três meses, informou nesta segunda-feira uma fonte próxima ao caso.

Dono de bar incendiado na Suíça diz que porta de serviço estava trancada por dentro

Jacques Moretti foi detido após ele e sua esposa, Jessica, também coproprietária do bar Le Constellation, na estação de esqui de Crans-Montana, serem interrogados por promotores do cantão suíço de Valais, no sudoeste do país, na sexta-feira.

Um tribunal cantonal determinou nesta segunda-feira que Moretti permaneça em detenção preventiva por um período de três meses, segundo a fonte ouvida pela Agence France-Presse. O incêndio começou nas primeiras horas do Dia de Ano Novo, quando o bar estava lotado de pessoas que celebravam a virada. A tragédia deixou 40 mortos e 116 feridos, a maioria adolescentes.

O casal Moretti é alvo de uma investigação criminal e pode responder por acusações de homicídio por negligência, lesões corporais por negligência e incêndio causado por negligência.

As conclusões iniciais da investigação indicam que o fogo teria sido provocado por bengalas acesas no interior do local, que atingiram a espuma de isolamento acústico instalada no teto do porão do estabelecimento.

As autoridades também investigam possíveis falhas de segurança, incluindo a presença e a acessibilidade de extintores de incêndio, além de questionamentos sobre se as saídas do bar estavam em conformidade com as normas vigentes.