Sobe para sete o número de mortos após passagem de ciclone no Sul
Um homem que havia desaparecido durante a passagem do ciclone foi encontrado morto nesta segunda-feira às margens do rio Capivaras, em São José dos Ausentes (RS), elevando para sete o número de vítimas do temporal que atingiu o Sul do país. Segundo a Defesa Civil gaúcha, o óbito está relacionado ao mesmo evento meteorológico que provocou três tornados no Paraná — um deles de categoria F3, com ventos de até 330 km/h — e outros três em Santa Catarina. A informação foi confirmada ao GLOBO pela defesa civil do Rio Grande do Sul.
Marcas da tragédia: Tornado deixa mais de mil desalojados e desabrigados no interior do Paraná, diz governo estadual
Após destruição por tornado, Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu pede doações; saiba como ajudar
O Governo do Estado do Paraná anunciou, no início da tarde deste domingo, que equipes que estão Rio Bonito do Iguaçu, a cidade mais afetada pelo tornado que passou no estado, começam ações de suporte à população. Entre as ações estão limpeza de ruas e casas e vistoria nas residências para avaliar as condições dos imóveis.
Os fortes ventos, cujos registros de sua força ultrapassaram 330km/h, destruíram 90% do município, segundo balanço da Defesa Civil divulgado no sábado. O fenômeno atingiu a cidade e regiões vizinhas entre sexta-feira e sábado.
Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes. Ao menos 1 mil ficaram desalojados, 14,6 mil pessoas foram afetadas diretamente e 784 ficaram feridas na região que esteve na rota do tornado, informou um boletim do governo do estado divulgado na manhã neste domingo.
Entre as prioridades, afirma o órgão, está a limpeza de ruas e casas e o levantamento das condições das resistências. Para a avaliação dos imóveis há apoio da com apoio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado (CREA/PR). Dez engenheiros do CREA/PR já estão na cidade para avaliar os danos às residências. Desde ontem, equipes também trabalham para reestabelecer o fornecimento de energia elétrica e água para a cidade.
Passagem de tornado no interior do Paraná causa destruição e mortes
— Hoje o foco é realmente começar a limpar a cidade, começar a retirada de entulho e, principalmente, o levantamento dos danos e prejuízos para que possamos de uma maneira mais breve possível estar fazendo chegar recursos financeiros a essas pessoas, a esses comerciantes, enfim, retomada da normalidade dentro do município — disse o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, na manhã deste domingo, durante coletiva em Rio Bonito do Iguaçu.
Veja nota da Defesa Civil do Rio Grande do Sul:
A Defesa Civil estadual recebeu informações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de São José dos Ausentes a respeito do óbito de um homem de 21 anos, encontrado sem vida nas margens do rio Capivaras. Segundo informações preliminares, o homem saiu do município de Jaquirana na noite de sexta-feira (7/11), com destino à Criciúma/SC, e foi visto pela última vez em São José dos Ausentes.
O Corpo de Bombeiros Militar iniciou as buscas no sábado (8/11). O veículo do homem foi localizado parcialmente submerso no rio Capivaras, na localidade da Várzea, próximo a ponte que liga o Rio Grande do Sul a Santa Catarina, entre São José dos Ausentes/RS e Bom Jardim da Serra/SC. O corpo foi localizado às margens do rio no mesmo dia, tendo sido recolhido pela equipe dos Bombeiros e entregue à Polícia Civil.
A partir das informações coletadas pelos órgãos competentes, o óbito passa a ser contabilizado como decorrente do último evento meteorológico.
