Sobe para sete o número de mortes confirmadas após tornado no Paraná
Rio Bonito do Iguaçu concentra os maiores estragos, com seis vítimas e mais de mil desalojados, enquanto Estado monitora novas chuvas previstas para esta semana. A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta terça-feira a sétima morte causada pela onda de tempestades e tornados que atingiu o Paraná na última sexta-feira. Com a atualização, são seis mortos em Rio Bonito do Iguaçu, município mais afetado pelo tornado, e uma morte em Guarapuava, também atingida pelos temporais.
A vítima mais recente, uma mulher de 70 anos, morreu no sábado após ser internada. A confirmação, porém, só foi divulgada pelo município nesta terça-feira. Ela sofreu insuficiência cardíaca aguda, classificada como consequência de estresse pós-traumático provocado pelo tornado.
Ao todo, já foram realizados 835 atendimentos relacionados às tempestades. Vinte pessoas seguem internadas, sem risco de vida.
Apesar de Rio Bonito do Iguaçu ter concentrado os maiores estragos, o Paraná não foi atingido apenas por um tornado: foram identificados três fenômenos distintos na sexta-feira, afetando ao menos quatro municípios do interior.
Em Rio Bonito do Iguaçu, cerca de 1.300 moradores ficaram desalojados, muitos ainda abrigados em cidades vizinhas. A prioridade agora é a reconstrução do município, ao mesmo tempo em que há preocupação com a chuva prevista para quinta-feira. Não há expectativa de novos temporais fortes, mas o solo fragilizado e as perdas estruturais aumentam o risco de novos prejuízos.
