Sky Brown e Mizuho Hasegawa brilham na estreia do skate park feminino no STU Rio

 

Fonte:


Entre as skatistas internacionais da Pro Tour STU Rio, a britânica Sky Brown é a mais famosa e querida pelo público brasileiro. Talvez por isso ela parecesse estar em casa na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, em sua estreia na etapa carioca da competição, nesta sexta-feira. Mostrando-se muito confortável com a pista e a energia da arquibancada, fez uma ótima apresentação, tirou a segunda maior nota da primeira fase do park feminino (83,46) e justificou estar entre as favoritas ao título. Dona de um título mundial e dois bronzes olímpicos, ela foi uma das 12 classificadas para as semifinais, que acontecem na tarde deste sábado.

A melhor pontuação entre as 16 competidoras foi de outra adolescente: a japonesa Mizuho Hasegawa, de 15 anos, que já tem um título mundial de skate park e um vice no global de vert. Ela fez voltas espetaculares, com direito a um aplaudido "alley oop" (manobra em que a skatista se desloca do raso para o fundo da pista dando um pulo e segurando o skate no ar), e alcançou 85.68 pontos.

Uma brasileira ficou com a terceira nota mais alta da categoria: Raicca Ventura fez 82.50 na mesma bateria de Sky e também avançou. A paulista de 18 anos fechou suas apresentações com chave de ouro, executando um 360° que a fez “voar” sobre a pista. Raicca tem no currículo um campeonato mundial e uma prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023.

Fórmula da disputa

As 16 atletas foram divididas em quatro baterias na primeira fase do park feminino, nesta sexta-feira. Cada uma teve direito a realizar três voltas de 45 segundos, com apenas a melhor sendo considerada para a pontuação final. As três primeiras colocadas de cada bateria se classificaram. Dora Varella e Isadora Pacheco também executaram boas performances e vão representar o Brasil nas semifinais ao lado de Raicca.