Sinner derrota De Minaur e avança para a decisão do ATP Finals em Turim, a 10.ª do ano

 

Fonte:


O italiano Jannik Sinner, vice-líder do ranking mundial, venceu o australiano Alex de Minaur, sétimo no ranking ATP, na semifinal do ATP Finals, na manhã deste sábado, em Turim. O jogo foi intenso principalmente na primeira etapa, mas depois Sinner deslanchou e o placar foi 2 sets a 0 (7/5 e 6/2),em 1h52. Atual campeão do torneio em quadras e cobertas, Sinner segue sem perder sets, nem ter o serviço quebrado na competição.

O italiano venceu todos os 13 duelos entre eles, sendo quatro na atual temporada, no Australian Open, em Pequim, em Viena e agora em Turim. O australiano tem apenas dois sets vencidos nesses duelos.

O tenista aguarda o rival da decisão que será disputada neste domingo. Este jogo será o último da sua temporada.

A segunda semifinal acontecerá ainda neste sábado, por volta das 16h30, entre Carlos Alcaraz, líder do ranking da ATP, e o canadense Felix Aliassime, número 8 do mundo. No Brasil, a transmissão será feita pela ESPN e pelo streaming Disney+, exclusivo para os assinantes premium.

Será o oitavo encontro entre eles, sendo que o canadense venceu os três primeiros entre 2021 e 2022, enquanto o espanhol venceu as quatro últimas entre 2023 e o ano passado.

O jogo desta manhã, entre Sinner e De Minaur, teve o primeiro set bastante disputado, com muitas trocas de bola e velocidade. A ponto da torcida italiana ter se mantido contida durante quase uma hora. Foi vibrar mesmo apenas na primeira quebra de saque, quando o tenista da casa, Sinner, fez 6 a 5, após oito break points. Sinner foi sacar na sequência e fechou o ultimo game com tranquilidade (40 a 15), abrindo 7 a 5 na primeira etapa, em 1h06.

No segundo set, Sinner foi logo quebrando o saque do australiano e abrindo 2 a 0. Ele buscou uma maior diferença e reverteu placar adverso de 15 a 40 no game e conseguiu nova quebra, chegando a 3 a 0. Nessa altura, a torcida já estava em outro clima, bem mais festiva. Sinner manteve a velocidade, sustentou o alto nível e avançou com agressividade no set. De Minaur conseguiu confirmar o serviço (4 a 1 e 5 a 2), evitando um pneu no set. Mas Sinner, com 75% de aproveitamento de primeiro saque, fechou o jogo em 2 sets a 0, com 6/2 nesta segunda etapa.

Sinner disputará sua décima final na temporada, com títulos do Australian Open, Wimbledon, Pequim, Viena e Masters 1000 de Paris além de ter ficado com os vices de Roma, Roland Garros, Cincinnati e US Open. Vencedor de 23 torneios da ATP, o jogador de 24 anos chega à sua 33ª final da carreira.