Sexta-feira, dia 26 de dezembro, emenda no final de semana? Veja o que diz a lei

 

Fonte:


O Natal, comemorado em 25 de dezembro, é um feriado nacional e, neste ano, cai em uma quinta-feira. Com isso, muitos trabalhadores passaram a se perguntar se a sexta-feira seguinte, dia 26, seria automaticamente considerada uma “emenda” do feriado, permitindo um descanso prolongado até o final de semana. No entanto, não é bem assim.

De acordo com a legislação brasileira, o dia 26 de dezembro não é feriado nacional e, portanto, é tratado como um dia útil normal. Isso significa que não há, por lei, a obrigatoriedade de folga aos trabalhadores nessa data.

Apesar disso, é comum que empresas e órgãos públicos adotem a chamada “emenda do feriado”, concedendo folga na sexta-feira para possibilitar um período maior de descanso. Essa prática, no entanto, não é obrigatória e depende exclusivamente da empresa.

Assim, embora a “emenda” do feriado de Natal seja uma prática bastante comum no fim do ano, ela não é garantida por lei. A recomendação é que os trabalhadores verifiquem com antecedência as orientações da empresa para saber como ficará o expediente após o feriado.