Serviço de controle de imigração dos EUA deporta pai solo, deixando seis crianças sozinhas

 

Fonte:


O ICE, serviço de controle de imigração dos EUA, deportou Rosalio Vasquez Meave, um pai solteiro de seis crianças em Dezembro do ano passado. Levado para o México, ele viveu nos Estados Unidos por mais de 30 anos.

De acordo com a secretária-assistente do Departamento de Segurança Interna do país, Tricia McLaughlin, Meave foi preso enquanto deixava seus filhos na escola em 15 de setembro do ano passado.

McLaughlin ainda diz que Rosalio já tinha sido previamente deportado do país. Diz ela que, em 2000, ele foi, assim como agora, levado para o México, mas teria voltado a entrar no país ilegalmente “numa data e local desconhecidos”.

Ele entrou pela primeira vez no país em 1990, saindo em 1999 após acreditar estar no processo de conseguir um visto de trabalho. Foi ao tentar cruzar a fronteira de volta, em 2000, que ele foi preso e deportado.

Segundo o jornal “Mirror”, a advogada de Meave, Michelle Edstrom, confirmou que o homem fez um pedido de visto em 2023 sob a Lei de Violência Contra Mulher. Ela engloba não só mães, mas também homens e responsáveis de crianças americanas que sofreram com qualquer tipo de negligencia e abandono.

Pintor e pedreiro, Rosali conseguiu se reencontrar com os filhos graças a ajuda de um amigo da família. McLaughlin disse que o homem não pediu que os filhos o acompanhassem “O ICE não separa famílias. Parentes são perguntados se querem ser removidos com seus filhos, se não, o ICE deixa as crianças com uma pessoa que o pai ou a mãe designarem”.