Senado tem consulta aberta para criação de auxílio-alimentação de servidores aposentados

 

Fonte:


Até sábado (dia 26), está disponível no Portal e-Cidadania do Senado Federal uma consulta pública sobre a proposta de manutenção do auxílio-alimentação para servidoras e servidores públicos aposentados. A iniciativa, que ainda é uma ideia legislativa, precisa alcançar pelo menos 20 mil apoios para que possa seguir como projeto de lei e ser discutida no Congresso. O apoio ao projeto pode ser feito no link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=200691.

Tem alguma denúncia ou reclamação? Entre em contato com a coluna, através do Facebook ou pelo e-mail gustavo.silva@oglobo.com.br

A ideia de criar um auxílio-nutrição para os aposentados do funcionalismo público tem sido uma das principais bandeiras dos representantes sindicais. O fim da contribuição previdenciária a essas categorias também é uma pedida. Atualmente, os servidores aposentados e pensionistas sofrem a cobrança da contribuição previdenciária.

Xii!: Governador do Rio diz que está impossibilitado de conceder reajustes ao funcionalismo

Atividades da Polícia Penal serão terceirizadas? Entenda polêmica com aprovação de projeto de lei

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Federal (Fenajufe), responsável pela pauta, o objetivo é "garantir segurança alimentar e acesso a itens essenciais durante a aposentadoria, período em que muitos servidores enfrentam perdas financeiras significativas".

Entenda: Mudanças em homologação de aposentadorias geram temor em servidores federais

No início do ano, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) lançou uma campanha de mobilização para viabilizar a criação do auxílio-nutrição para servidores aposentados e pensionistas.

Decisão temporária: TJRJ suspende leis que flexibilizam contratação de servidores via CLT em Duque de Caxias

O pedido de criação do auxílio-nutrição foi protocolado junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) como uma das reivindicações dos servidores para este ano de 2025, junto à equiparação de benefícios.