Semifinais de conferência: equilibrados como nunca, playoffs da NFL chegam ao melhor fim de semana
Uma temporada da NFL equilibrada como poucas neste século começa a viver o melhor fim de semana dos playoffs, com a disputa das semifinais de conferência hoje e amanhã. As oito melhores equipes da liga de futebol americano entram em campo hoje e amanhã, querendo dar mais um passo rumo ao Super Bowl LX, em Santa Clara (Califórnia), no dia 8 de fevereiro.
Entre os aperitivos em campo, estão a volta à ação das equipes cabeças de chave número um — que folgaram na primeira rodada dos playoffs —, a presença dos dois candidatos ao prêmio de melhor jogador da temporada (MVP), um quarterback de elite, as três melhores defesas de 2025 e quatro dos principais treinadores da atualidade.
Semifinais de conferência da NFL em 2026
Editoria de Arte
No último fim de semana, a rodada de wild card (repescagem) atendeu à s expectativas do equilÃbrio da temporada regular — na qual favoritos como Kansas City Chiefs, Baltimore Ravens e Detroit Lions ficaram pelo caminho — e teve grande parte dos jogos decididos no fim e com placares apertados. Foram registradas 12 viradas no último quarto nos primeiros seis jogos destes playoffs, marca que já estraçalhou o recorde anterior de uma pós-temporada inteira: 10, em 2007.
A primeira semifinal é à s 18h30 (de BrasÃlia), quando o Denver Broncos recebe o Buffalo Bills. LÃderes da Conferência Americana (AFC), os Broncos querem se vingar do time que lhes eliminou na temporada passada. Para isso, contam com o quarterback Bo Nix mais experiente e uma defesa de elite que descansou no wild card e promete sufocar Josh Allen do inÃcio ao fim.
Atual MVP da NFL, o astro dos Bills é o maior nome da liga vivo na disputa, comandou a virada sobre o Jacksonville Jaguars e é a grande esperança para sua equipe seguir rumo ao primeiro tÃtulo.
Josh Allen classificou os Bills contra os Jaguars
Megan Briggs / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
A partir das 22h, acontece o clássico da divisão Oeste da NFC entre Seattle Seahawks e San Francisco 49ers. Principalmente, é um confronto de mentes entre Mike Macdonald, que impressiona em sua segunda temporada como treinador principal e levou os Seahawks a serem os melhores da Conferência Nacional, e Kyle Shanahan, duas vezes vice-campeão do Super Bowl em quase dez anos à frente dos 49ers.
A equipe da casa conta com outra defesa de elite e que chega descansada, assim como a pressão do Lumen Field, um dos estádios mais barulhentos da NFL. Mesmo desfalcados, os 49ers chegam com moral por terem eliminado o atual campeão Philadelphia Eagles fora de casa. Na temporada regular, cada rival venceu um confronto — e na condição de visitante.
Treinadores de Seahawks e 49ers, Mike Macdonald e Kyle Shanahan se cumprimentam
EZRA SHAW / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
No domingo, a programação se inicia às 17h com o jogo entre New England Patriots e Houston Texans. A equipe que dominou a NFL por duas décadas sob o comando de Tom Brady, maior jogador da história, começa a reencontrar sua tradição vencedora em playoffs graças ao treinador Mike Vrabel e o jovem quarterback Drake Maye, principal candidato ao prêmio de MVP.
Após os Patriots eliminarem o Los Angeles Chargers, porém, engana-se quem pensa que eles terão vida fácil. Os Texans contam com uma defesa que já é considerada uma das melhores do século e, graças ela, passou pelo Pittsburgh Steelers com a maior vantagem do wild card: vitória por 30 a 6.
Houston Texans tem uma das melhores defesas da NFL
Joe Sargent / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Chicago Bears e Los Angeles Rams fecham as semifinais à s 20h30 de amanhã. Os Bears podem ser o time que menos enche os olhos entre os oito remanescentes, mas jogam em casa e se encheram de moral ao conseguir uma virada sobre o rival Green Bay Packers após estarem perdendo por 16 pontos. Os Rams são comandados com sucesso há anos pelo quarterback Matthew Stafford, o outro candidato a MVP, e o treinador Sean McVay, que levou essa geração ao tÃtulo em 2021, mas sofreram mais que o esperado para avançar contra o Carolina Panthers.
