Sem Thiago Silva e com o desfalque inédito de Canobbio, Fluminense de Zubeldía terá que se testar contra o Grêmio fora de casa
Chegando ao 15º jogo no comando do Fluminense o técnico Luis Zubeldía terá o inédito — e pouco aprazível — desfalque de uma de suas principais peças do ataque: Canobbio. O uruguaio marcou dois gols e teve uma grande atuação no 6 a 0 contra o São Paulo, na última rodada, mas também levou o terceiro cartão amarelo e ficou suspenso para o duelo desta terça-feira, contra o Grêmio, em Porto Alegre, às 21h30.
Thiago Silva é outro nome que não vai atuar. Por decisão da comissão técnica, segundo o site Ge, o zagueiro nem viajou para o Sul, já que decidiram realizar um controle de carga com o veterano. Ignácio é o nome mais cotado para seu lugar.
A partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro será um teste para o comandante argentino, já que, o atacante também estará fora do jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, contra o Vasco, pelo mesmo motivo. O esquema a ser escolhido por Zubeldía poderá servir tanto para a briga pela vaga direta na Copa Libertadores, quanto no duelo em São Januário, no dia 11.
Mesmo que Canobbio não tenha conseguido muitas participações diretas em gol na era Zubeldía — os marcados na rodada anterior foram os únicos — o uruguaio é o dono do lado direito por conta de sua disciplina tática tanto ofensiva quanto defensivamente, cobrindo todo o corredor.
Os nomes que mais o substituem durante os jogos são do venezuelano Soteldo, seguido pelo ponta Keno. Mas optando pela troca mais óbvia, Zubeldía também deve mudar o atacante Serna de lado, pois o venezuelano prefere atuar pela esquerda. Mudando o fluxo do ataque.
Por sua versatilidade, Keno pode ser o plano B mais prático para o início de jogo já que, em ambos os casos, o time perderia intensidade na marcação, mas com ele ganharia mais verticalidade nos contra-ataques do que com Soteldo, que é mais criativo. Já Riquelme Felipe e Santi Moreno são outros dois que podem assumir a posição, mas que não recebem chances frequentes do técnico.
Com 57 pontos e em sexto lugar, o tricolor busca passar o rival Botafogo, que tem um ponto a mais, para se garantir na quinta posição — assegurando uma vaga já na fase de grupos da Libertadores.
Já o Grêmio (décimo) tem como objetivo conquistar a oitava posição, hoje do São Paulo. Assim, caso Fluminense ou Cruzeiro vençam a Copa do Brasil, ele também terá a chance de disputar o torneio continental.
Para o jogo, o time não conta com os atacantes titulares Carlos Vinicius e Amuzu que também cumprem suspensão.
