Seleção brasileira sub-17 cai na semifinal da Copa do Mundo
Na tarde desta segunda-feira (24), o Brasil deixou a Copa do Mundo sub-17 após derrota para Portugal, no Aspire Zone, no Catar. O jogo contou com grandes atuações das duas equipes, mas ambas não conseguiram marcar no tempo regulamentar, esticando a decisão para os pênaltis - o campeonato não conta com prorrogação, indo direto às cobranças. O embate foi acirrado até o último minuto, chegando às batidas alternadas, que resultaram em seis gols portugueses contra cinco brasileiros. Apesar de se despedir do torneio, a seleção brasileira sub-17 mostrou alto nível durante a competição e evidenciou novos talentos do futebol do país.
O 0 a 0 durante os 90 minutos não foi sinônimo de pouco futebol em campo, pelo contrário, apesar do empate nulo, as equipes fizeram uma boa partida, que contou com 21 finalizações (12 brasileiras e 9 portuguesas) e boas defesas dos goleiros João Pedro e Romário Cunha. Com duras divididas, aparições da arbitragem foram recorrentes na decisão e houve a aplicação de quatro cartões amarelos para Portugal e três para o Brasil, sendo um deles dado ao Zé Lucas de forma questionável, num lance em que o jogador foi apenas na bola. Muito disputado, o jogo só foi decidido na 7ª cobrança de pênalti, quando o brasileiro Angelo não conseguiu deixar a bola na rede.
A campanha do Brasil sub-17 no Mundial foi repleta de jogos sofridos, com três resoluções nos pênaltis e vitórias apertadas. Embora tais resultados possam parecer o cenário de um time de baixo nível, a seleção esteve entre as melhores equipes do torneio e exibe novos craques brasileiros, que podem ter futuro promissor no futebol. Este é o caso de Dell, do Bahia, apelidado de "Haaland do Sertão" por conta do seu talento enquanto camisa 9 e suas semelhanças físicas com o centroavante do Manchester City. O menino de 17 anos marcou os gols brasileiros do 2 a 1 contra o Marrocos nas quartas de final e converteu um dos pênaltis no jogo de hoje.
A seleção brasileira sub-17 encerrou hoje a busca pelo título do Mundial, mas não findou a sua participação no campeonato. Os meninos de verde e amarelo disputam o terceiro lugar contra a Itália sub-17, que perdeu de 2 a 0 para a base austríaca, na próxima quinta-feira, dia 27. O jogo também será na Aspire Zone, em Doha, no Catar, e iniciará às 9h30 da manhã.
