Seis pessoas morrem afogadas no fim de semana em SP e o número de óbitos no ano sobe para 15
O fim de semana na Baixada Santista foi marcado por uma série de afogamentos em praias do litoral paulista. Entre sábado e domingo seis pessoas morreram afogadas no mar, enquanto outras 67 foram resgatadas com vida. Nos primeiros dez dias do ano, ao todo, 15 banhistas perderam a vida afogadas no estado de São Paulo. Considerando o mês de dezembro, o número sobe para 26 óbitos e a quantidade de resgatados na água totaliza 1.362.
Veja imagens: Tornado em São José de Pinhais (PR) deixa carros destruídos, telhas voando e tetos desabados
Investigação: Polícia encontra corpo e suspeita que seja de PM desaparecido após discussão em São Paulo
As vítimas fatais deste fim de semana tinham idade entre 14 e 60 anos e se afogaram em praias de Itanhaém, Praia Grande e Guarujá. Cinco mortes aconteceram no sábado e uma no domingo.
Mortes no mar de SP neste fim de semana
As duas primeiras vítimas de Itanhaém morreram juntas. Um homem de 46 anos morreu ao tentar socorrer um amigo, de 60 anos, que estava se afogando. A dupla chegou a ser retirada do mar e os bombeiros tentaram reanimá-los. Os dois, no entanto, acabaram morrendo.
O terceiro morto em Itanhaém foi um homem de nacionalidade boliviana. O corpo dele foi encontrado pela Polícia Militar na areia da praia, após ser acionada por um amigo da vítima. O pedido de socorro foi registrado à 1h50.
O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) não recomenda a entrada no mar durante a noite. O órgão explica que a visibilidade reduzida e a dificuldade para avaliar as condições do mar, além de não ter postos de guarda-vidas em funcionamento, tornam o socorro mais complicado.
Em Praia Grande as vítimas foram dois jovens. Um deles tinha apenas 14 anos. Ele desapareceu durante a tarde, ficou submerso e foi retirado do mar pelos bombeiros cerca de 20 minutos após o pedido de socorro. A vítima chegou a ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Samambaia, onde o óbito foi confirmado.
O segundo morto no mar de Praia Grande foi um jovem de 21 anos. Ele teve o corpo localizado por salva-vidas dos bombeiros no bairro Ocian horas após sumir no mar.
A sexta morte foi registrada no Guarujá. Trata-se de um homem de 45 anos que se afogou em uma área sinalizada como perigosa. O corpo dele foi resgatado com a ajuda de um helicóptero. Com a vítima estavam outras três pessoas, que foram retiradas do mar com vida.
