Secretário de Estado americano diz que plano dos EUA para a Venezuela tem três etapas e inclui transição de poder

 

Fonte:


O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta quarta-feira que o governo americano estruturou um plano em três fases para a Venezuela após a operação que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro no sábado. Segundo Rubio, a primeira etapa do plano é a estabilização do país, com foco em evitar que a situação venezuelana se transforme em um cenário de caos. Em seguida, disse o secretário, ocorrerá a fase de recuperação, que incluirá a garantia de acesso justo de empresas americanas, ocidentais e de outros países ao mercado venezuelano, além de ações voltadas à reconciliação nacional.

Veja também: Rubio diz a parlamentares que Trump quer comprar a Groenlândia

‘Não aguentou a dor’: familiares choram a morte de uma idosa de 78 anos em ataques dos EUA à Venezuela

— O primeiro passo é a estabilização do país. Não queremos que ele desemboque em caos — disse, acrescentando que parte da estabilização inclui uma "quarentena" da Venezuela no mercado internacional. — Eles têm óleo que está preso na Venezuela. Eles não podem movê-lo por causa da nossa quarentena e porque está sancionado. Nós vamos tomar entre 30 e 50 milhões de barras de óleo. Nós vamos vendê-lo no mercado, nas taxas de mercado, não nas descontos que a Venezuela estava recebendo.

Durante essa segunda fase, explicou Rubio, a intenção é promover a libertação de opositores presos, conceder anistias e iniciar o processo de reconstrução da sociedade civil. Finalmente, de acordo com o ele, a terceira etapa será a transição política no país. O secretário destacou que o plano tem como objetivo estruturar um caminho claro após a recente intervenção que culminou com a remoção de Maduro do comando do governo venezuelano.