São Paulo entra em estado de atenção para chuvas fortes e risco de alagamentos neste domingo
A capital paulista iniciou o domingo (2) sob alerta de atenção para inundações em absolutamente todas as suas áreas, conforme comunicado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura. Uma massa de ar com pressão reduzida é a origem do temporal que atinge a Grande São Paulo.
Leia mais: Smart Sampa terá câmeras com visão noturna e alcance de 20 km a partir de novembro
Petween: em clima de Halloween, pets viram estrela de festas e ganham fantasias em São Paulo
Segundo o órgão municipal, o fenômeno inicialmente alcança as zonas sul e oeste. Há grande potencial para alagamentos e ventos intensos, com a precipitação vindo acompanhada de raios e trovões.
O CGE aconselha a população a tomar precauções para mitigar os impactos das cheias, como evitar vias inundadas, buscar abrigo em local seguro, distanciar-se da rede elétrica e não se proteger sob copas de árvores.
Desde ontem, a Defesa Civil vinha alertando para a previsão de elevados volumes de chuva devido à formação e deslocamento de áreas de instabilidade vindas do Paraná. Durante a madrugada, os municípios na divisa com o estado vizinho foram os mais impactados com chuvas intensas e ventanias. As temperaturas também caíram nesta madrugada.
O Gabinete de Crise do órgão se mantém em mobilização contínua e remota, com total coordenação entre as entidades públicas e privadas responsáveis por ações de resposta a incidentes decorrentes de chuvas fortes ou rajadas de ventos.
O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil estadual opera 24 horas por dia e seguirá monitorando as condições do clima em todo o estado durante este final de semana, com o propósito de emitir alertas à população. De sexta-feira (31) até as 15h30 de sábado (1), o órgão já havia enviado 86 notificações via sistema SMS para os usuários cadastrados em todas as regiões.
