
Santander avisará se chave Pix é suspeita ao fazer transferências pelo app

O aplicativo do Santander agora emite um alerta caso o usuário esteja finalizando uma transferência via Pix para uma chave suspeita. A novidade foi anunciada pela instituição financeira em primeira mão ao Canaltech nesta terça-feira (16). 8 golpes de Pix para ficar atento em 2025 Quais são os principais “golpes do Pix” e o que fazer para evitá-los A atualização dá sequência aos recursos de segurança da plataforma, que incluem até um alerta de golpe da falsa central telefonônica. Nesta semana, a atualização é dedicada ao aplicativo para pessoas físicas. O alerta é acionado em duas ocasiões: quando há elementos suspeitos no pagamento ou quando a transação é realizada durante uma ligação telefônica. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- O primeiro caso é acionada quando o destinatário do Pix, TED, boleto e demais transferências digitais é identificado como suspeito, além de outros indícios identificados pelo time de segurança do banco. Assim, o aplicativo emite notificações como “Suspeita de golpe identificada” e “Este contato foi reportado como suspeito”. Nos alertas, o banco orienta o cliente a desconfiar de pedidos de dinheiro, ofertas “boas demais para serem verdade”, a não compartilhar dados pessoais e informa sobre o risco de o dinheiro nao ser recuperado. Santander informa quando há indícios suspeitos em transferências pelo app (Imagem:Divulgação/Santander) Alertas contra golpe da falsa central Já em relação às chamadas, o app também emite uma notificação do mesmo teor. Aqui, o Santander lembra que nunca liga do número 4004-3535 ou qualquer outro telefone solicitando ao cliente para fazer um Pix ou realizar outras movimentações financeiras para cancelar transações. Quase todos os alertas dão a opções para cancelar a transação ou prosseguir. Os clientes ainda podem tocar em “Por que estou recebendo este alerta?” para tirar dúvidas. A exceção ocorre apenas na notificação com o aviso “Cuidado! Suspeita de golpe”, acionado quando há reincidência, pois o cliente precisa entrar em contato com o banco pelo telefone para liberar a transação. Em nota, a companhia informou ao Canaltech que o recurso já está disponível a todos os clientes através da versão mais recente do aplicativo Santander para pessoas físicas. Não é preciso configurar ou ativar recursos para receber os avisos. Confira outras matérias do Canaltech: Como o MED combate os golpes no Pix e facilita a recuperação de dinheiro Santander lança opção de bloqueio rápido após roubo ou perda de celular Como ajustar o limite de transferência PIX do Santander VÍDEO: CAIU NO GOLPE DO PIX? Agora tem solução! Leia a matéria no Canaltech.