Saiba quem é Gustavo Damião, cotado para assumir o Ministério do Turismo

 

Fonte:


Cotado para substituir Celso Sabino no comando do Ministério do Turismo, o deputado federal Gustavo Damião não é filiado atualmente ao União Brasil, partido que controla a pasta. A possível indicação chama atenção justamente por esse fator, mas bastidores políticos ajudam a explicar o movimento.

Gustavo Damião é aliado de primeira hora do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e já foi secretário de Turismo da Paraíba. Ele integra o grupo mais alinhado ao governo dentro do União Brasil e exerce atualmente a função de vice-líder do Planalto na Câmara.

Embora não esteja filiado ao partido neste momento, Damião teve vínculo recente com a legenda. Ele foi filiado ao União Brasil por alguns anos, mas se desfiliou em outubro. Mesmo assim, segundo apuração da CBN, seu nome foi levado ao presidente nacional do partido, Antonio Rueda, pelo deputado Damião Feliciano, pai de Gustavo, que indicou o filho para assumir a pasta após a saída de Celso Sabino.

Rueda foi consultado e deu aval à indicação, segundo aliados, o que abriu caminho para que Gustavo Damião passasse a ser tratado como favorito ao cargo.

Troca no Turismo

A mudança no Ministério do Turismo foi anunciada pelo presidente Lula nesta quarta-feira (17). Celso Sabino deixou o posto após ser expulso do União Brasil, em setembro. Apesar disso, o ex-ministro ainda participou da última reunião ministerial do ano, realizada na Granja do Torto, em Brasília.

De acordo com aliados do governo, a troca já vinha sendo articulada nos bastidores e estava prevista para ocorrer após a COP 30, em Belém. A avaliação no Planalto é de que ministros e integrantes do segundo escalão precisam estar alinhados ao presidente Lula e comprometidos com o projeto eleitoral de 2026, diretriz considerada ainda mais relevante em partidos que se declaram independentes ou flertam com candidaturas próprias.