Saiba o que muda com as novas diretrizes para retirar CNH; custo pode reduzir em 80%
A resolução entra em vigor que for publicada no Diário Oficial da União (DOU), o que deve ocorrer nos próximos dias. Foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Nacional de Trânsito a nova resolução que muda as formas de obter a Carteira Nacional de Habilitação. A medida diminui as aulas práticas e, segundo o governo federal, pode reduzir em até 80% o custo total da carteira.
Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito, cerca de 20 milhões de brasileiros já dirigem sem habilitação e mais 30 milhões têm idade para ter a CNH, porém não possuem o documento pela dificuldade dos custos.
Entre as novidades previstas da resolução estão um curso teórico inteiramente gratuito e digital, aulas práticas mais flexÃveis e também credenciamento para instrutores fora da autoescola, aumentando as opções.
A resolução entra em vigor que for publicada no Diário Oficial da União (DOU), o que deve ocorrer nos próximos dias.
Carro de passeio
Freepik
Veja as principais mudanças:
Curso teórico gratuito e 100% digital
O Ministério disponibilizará todo o conteúdo teórico online, sem custo para o candidato. Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.
Aulas práticas com carga horária mÃnima de 2 horas
A exigência de 20 horas-aula será eliminada e passará a ser de 2 horas. O candidato poderá escolher entre as seguintes formas:
Autoescolas;
Instrutores autônomos credenciados pelos Detrans;
Preparações personalizadas conforme suas necessidades
Instrutores autônomos autorizados pelos Detrans
Esses profissionais serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, com critérios padronizados nacionalmente. A identificação e o controle serão integrados à Carteira Digital de Trânsito. Eles poderão ser contratados pelo aluno.
