River Plate não tem mais chances de ir à Libertadores e disputará Copa Sul-Americana em 2026
É oficial: o River Plate não tem mais chances de se classificar para a Libertadores de 2026. Após 11 participações seguidas na principal competição do futebol sul-americano, o gigante argentino disputará a próxima Copa Sul-Americana.
O cenário para a equipe treinada por Marcelo Gallardo se sacramentou com a eliminação do Boca Juniors para o Racing, na semifinal do Clausura Argentino, neste domingo, em La Bombonera. A equipe de Avellaneda venceu por 1 a 0, com gol de "Maravilla" Martínez, e seguiu à decisão.
O River precisava que o Boca, seu grande rival, vencesse o Clausura para abrir uma vaga na próxima Libertadores através da classificação geral do Campeonato Argentino. Esta era a última possibilidade para os Millonarios.
Racing elimina Boca Juniors no Clausura, e acaba com chances de River Plate ir à Libertadores de 2026
ALEJANDRO PAGNI / AFP
A equipe do Monumental de Núñez sequer se classificou para o mata-mata do Clausura, e está em quarto na classificação geral. Rosario Central, Boca Juniors e Argentinos Juniors se classificaram à Libertadores via tabela anual do Campeonato Argentino, enquanto o Platense garantiu vaga por ter sido campeão do Apertura, e o Independiente Rivadavia por ganhar a Copa da Argentina.
O campeão do Clausura também terá vaga — o Racing aguarda na decisão o vencedor de Gimnasia x Estudiantes, que se enfrentam nesta segunda-feira.
O River não disputa a Sul-Americana desde 2014, o primeiro ano em que Gallardo atuou como treinador do clube. Naquele ano, a equipe foi campeã e iniciou anos dourados, que culminaram nos títulos da Libertadores de 2015 e 2018, além de um vice em 2019, para o Flamengo. A sequência de 11 participações seguidas está encerrada.
