River Plate empata com Vélez e só tem duas chances de se classificar à Libertadores de 2026; veja cenários
O River Plate corre sério risco de ficar fora da Libertadores depois de 11 participações seguidas. Após o empate em 0 a 0 com o Vélez Sarsfield, no último domingo, o time de Marcelo Gallardo não conseguiu uma vaga para o torneio continental pela classificação geral do Campeonato Argentino, mas ainda pode disputar a competição.
Isso porque existem dois cenários para o River Plate disputar a Libertadores no próximo ano. O primeiro é simples: vencer o Torneio Clausura. A equipe se classificou às oitavas de final, mas o adversário só será conhecido após os jogos desta segunda-feira. Se isso acontecer, o River se classificará diretamente para a fase de grupos do torneio da Conmebol.
O segundo cenário, caso o River Plate não vença o Clausura, é torcer para que Rosario Central, Boca Juniors ou Argentinos Juniors vençam o torneio e abram uma vaga para a Libertadores na classificação geral. Isso faria com que o River assumisse a terceira vaga pelo Campeonato Argentino, mas disputaria a Pré-Libertadores.
Em quarto na classificação geral, o River Plate está garantido somente na Copa Sul-Americana. Rosário Central, Boca Juniors e Argentinos Juniors se classificaram à Libertadores via tabela anual do Campeonato Argentino, enquanto Platense garantiu vaga por ter sido campeão do Apertura e o Independiente Rivadavia por ganhar a Copa da Argentina.
