Rio Open: Após paralisações por chuva e calor, final do torneio carioca será entre Alejandro Tabilo e Tomás Etcheverry

 

Fonte:


Finalmente, a final da chave de simples do Rio Open está definida, após as semifinais terem sido canceladas no sábado em virtude da chuva forte no Jockey Club Brasileiro. A decisão do ATP 500 carioca será entre o chileno Alejandro Tabilo (68º do ranking) e o argentino Tomás Etcheverry e terá mais um campeão inédito — o único bicampeão do torneio é o argentino Sebastián Baéz, que conquistou os títulos de 2024 e 2025, mas foi eliminado precocemente nesta edição.

Inicialmente marcada para as 17h30, a final só acontecerá após a decisão das duplas entre os brasileiros Marcelo Melo e João Fonseca e Robin Haase (HOL) e Constantin Frantzen (ALE), na quadra Guga Kuerten.

Neste domingo, a programação também precisou ser alterada, mas por outro motivo: o forte calor. Durante a semifinal entre Vit Kopriva e o argentino Tomás Etcheverry, o protocolo de calor extremo, novidade da ATP para todo o circuito nesta temporada, foi acionado. A medida serve para evitar o estresse térmico do corpo humano sob exposição direta ao sol.

Após o segundo set, vencido por Etcheverry no tie-break (o primeiro set, disputado ainda na noite de sábado, foi vencido por Kopriva por 6/4), o medidor do índice Wet Bulb Globe Temperature (WBGT), que leva em consideração a temperatura do ar, o vento, a radiação solar e a umidade, apontou 33,04 graus. Segundo o protocolo, quando esse valor ultrapassa 32,2 graus, o jogo é suspenso.

A partida ficou suspensa por mais de uma hora, até o medidor apontar menos de 32,2 graus. Na volta, os dois jogadores mostraram que estavam dispostos a jogar. Sem quebras no set, o jogo foi decidido no tie-break, e Etcheverry venceu por 7/4.

Na quadra 1, o chileno Alejandro Tabilo resolveu o jogo rapidamente na manhã deste domingo. Ele venceu o peruano Ignacio Buse, algoz de João Fonseca, por duplo 6/3, em pouco mais de uma hora.