Réveillon: brasileiros comemoram chegada de 2026 com shows e festas pelo país

 

Fonte:


Piscamos, e ele já chegou: é 2026. E mantendo a tradição, os brasileiros deram adeus ao ano velho e olá ao ano novo com muita festa por todo o país. Com muita música e shows visuais pelos céus, o destaque foi para as comemorações no Rio de Janeiro -- considerada a maior do mundo --- e em São Paulo.

A estimativa é que a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, receba ao longo da festa, da virada do dia 31 de dezembro até esta madrugada de 1º de janeiro, cerca de 2,5 milhões de pessoas. O Réveillon carioca, que foi reconhecido pelo Guinness como o maior do mundo, espera bater o seu próprio recorde de público na virada deste ano. Além da queima de fogos de 12 minutos de duração, a praia de Copacabana tem três palcos com shows ao longo da noite (confira os horários e artistas), com destaque para Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Belo, João Gomes, Alcione, Alok, Mart’nália, Diogo Nogueira, e outros.

Queima de fogos em Copacabana celebra 2026

Comemorações do Ano Novo de 2026

TV Globo

Mas uma das principais tradições dos banhistas que passam a virada na praia, a de pular 7 ondas, ficou comprometida. Isso porque a Marinha do Brasil emitiu um aviso de Ressaca para a orla da cidade. O aviso começou 12h desta quarta-feira (31/12) e previsão de término às 6h de quinta (01/01). As ondas podem atingir 2,5 metros de altura, e portanto as autoridades pedem que a população não se banhe, apesar do calorão. Em entrevista ao CBN Rio, o tenente-coronel Fabio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, deu o aviso para que quem estiver nas praias da cidade nesta noite não entre no mar. "Até mesmo na beira tem grande risco".

Já em São Paulo, na Avenida Paulista, a maratona de shows com 14h de programação começou com apresentações de música religiosa, com destaque para o padre Marcelo Rossi, que se apresentou no palco montado na avenida e reuniu fiéis e admiradores. A festa teve como grande destaque João Gomes no principal cartão-postal da cidade. O fenômeno do piseiro, que subiu ao palco após um ano marcado por intensa agenda de shows, aparições públicas e presença frequente na televisão, rumou para se apresentar em Copacabana após a apresentação em São Paulo.

Queima de fogos na Avenida Paulista celebra 2026

João Gomes faz show na Avenida Paulista no Réveillon 2025-2026

Belo faz show na Avenida Paulista no Réveillon 2025-2026

Depois, a programação na Paulista seguiu com o cantor Belo e uma sequência de atrações do sertanejo, incluindo Maiara & Maraisa, Ana Castela e Simone Mendes, responsável por conduzir a contagem regressiva para a virada do ano. A festa ainda continua com Latino na madrugada.

Em Belo Horizonte, a festa foi na Praça da Liberdade, com shows de artistas mineiros anunciados, como Lagum e Aline Calixto, além da banda Biquiní e um espetáculo inédito de drones. O evento também contou com um palco cenográfico, videomapping ampliado e uma homenagem ao cantor e compositor Lô Borges, do Clube da Esquina.

Em Brasília, mais de 100 mil pessoas são esperadas nos três dias de programação da virada do ano, na Esplanada dos Ministérios e na Prainha. Na Esplanada, os shows aconteceram nesta quarta-feira (31), a partir das 18h, com programação incluindo Samuel Rocha, Carlinhos Brown, Lauana Prado e a dupla Israel e Rodolffo. A cantora Lauana Prado foi a responsável pela contagem regressiva para a chegada de 2026. A programação continua nesta quinta-feira (1º), com novas apresentações, incluindo Ana Castela, Murilo Huff e Calcinha Preta, entre outros artistas.