Réveillon 2026: previsão é de chuva no Sudeste e alerta de eventos extremos em Santa Catarina para a virada

 

Fonte:


O clima de festa para o réveillon já toma conta do país e chega a hora de saber qual a previsão do tempo para quem vai celebrar a virada tanto em casa como na orla da praia e em shows ao ar livre para não ser pego desprevenido. Alternando entre calor extremo no Sudeste e temporais no Sul, os primeiros dias do verão serviram de termômetro para o que esperar na noite de 31 de dezembro.

Vídeos: Cinco cidades entram em situação de emergência e barragens são fechadas em Santa Catarina devido a tempestades

Veja as cidades e os valores: Pelo menos seis capitais começam 2026 com aumento da tarifa de ônibus

De acordo com Humberto Barbosa, meteorologista e fundador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), o cenário para as próximas 24 horas exige atenção em algumas capitais. Barbosa explica que a região Sudeste e uma faixa que cruza o Centro-Oeste e o Norte estarão sob a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o que traz muita nebulosidade.

— O resumo é que a região Sudeste e toda a faixa entre o Centro-Oeste e Norte terão muita cobertura de nuvens e chuvas isoladas na virada do ano. A região Sudeste não vai estar favorável para, por exemplo, os fogos. Toda a questão visual vai estar comprometida pelo conteúdo de umidade que vai estar na atmosfera e, em alguns momentos, até chovendo ou muito coberto por nuvens — afirma o meteorologista.

Segundo Barbosa, capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte não terão um "belo dia" para celebrações externas. Barbosa alerta para o potencial de pancadas de chuvas localizadas de grande intensidade, principalmente no final da tarde e início da noite.

O ponto mais crítico da previsão recai sobre o Sul. De acordo com o especialista, Santa Catarina está sob um aviso de "evento extremo", com risco alto de alagamentos e situações críticas em áreas de risco.

— Santa Catarina é a região mais propícia a evento extremo ao longo do dia, e isso pode trazer ainda resquício na virada do ano. Pode haver chuva muito intensa em algumas cidades e municípios. A virada terá muita nebulosidade e pode até ter chuva, mas ao longo do dia é uma situação de risco alta para o estado — pontua Barbosa.

Já para o Nordeste, o alerta de Barbosa é sobre a força dos ventos. De acordo com o meteorologista, a região entre o norte do Espírito Santo e Maceió, passando por toda a Bahia, terá rajadas que podem superar os 45 km/h.

— É um aviso importante para quem está na praia. Estruturas como palcos, tendas e barracas podem sofrer com essa ventania específica na hora da virada — adverte.

Apesar da instabilidade geral, há uma exceção positiva. Para Barbosa, o Rio Grande do Sul terá as melhores condições para quem pretende curtir ao ar livre a virada de 2026.

— Se alguém pudesse escolher a melhor capital para passar esse Réveillon, ela é Porto Alegre — afirma, destacando o céu claro, embora uma massa de ar frio deva derrubar as temperaturas bruscamente após a virada, entre sexta e sábado.

Confira a previsão detalhada pelas principais capitais do Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):

Rio de Janeiro

A capital fluminense terá um último dia do ano de calor intenso, com máxima de 35°C e mínima de 24°C. O dia começa com muitas nuvens e previsão de pancadas de chuva isoladas acompanhadas de trovoadas. Durante a tarde, a intensidade dos ventos aumenta, soprando do quadrante Sul-Sudeste com rajadas moderadas.

A previsão para a noite da virada aponta um cenário de atenção. O céu permanecerá encoberto, com previsão de pancadas de chuva e possibilidade de queda de granizo. Os ventos podem apresentar rajadas vindas do quadrante Norte-Noroeste.

São Paulo

Em São Paulo, as temperaturas variam entre 20°C e 30°C. O dia começa com muitas nuvens, mas ainda sem previsão de chuva. A instabilidade começa a partir da tarde. Estão previstas muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, condição que deve persistir durante a celebração do Ano Novo. Os ventos podem ganhar força com rajadas ocasionais.

Salvador

A capital baiana terá uma virada com temperaturas estáveis, clima abafado e céu com bastante nebulosidade. Com máxima de 30°C e mínima de 25°C, o céu terá muitas nuvens durante todo o dia, com possibilidade de chuvas isoladas tanto à tarde quanto no momento da virada.

Para a hora da celebração, o cenário permanece o mesmo: céu com muitas nuvens e a possibilidade de chuva isolada. O vento continuará fraco.

Recife

Recife terá temperaturas entre 25°C e 31°C. A umidade será mais baixa (entre 40% e 60%), o que indica tempo firme. O dia será de sol com poucas nuvens e sem previsão de chuva. Pela manhã, os ventos sopram de forma fraca a moderada; à tarde, a intensidade diminui para ventos fracos.

A noite de Réveillon em Recife seguirá com céu de poucas nuvens, ajudando quem vai celebrar ao ar livre. Os ventos continuarão fracos.

João Pessoa

A capital paraibana terá estabilidade, com termômetros variando entre 25°C e 30°C. O último dia do ano será marcado pelo sol com poucas nuvens. O vento sopra de forma fraca durante todo o período, variando a direção de Leste-Nordeste (manhã) para Leste-Sudeste (tarde). Para a hora da virada, a estabilidade se mantém.

A previsão indica céu com poucas nuvens, sem indicativos de chuva. Os ventos continuam fracos, soprando do quadrante Leste-Sudeste, proporcionando uma noite agradável para celebrações ao ar livre.

Fortaleza

Os termômetros em Fortaleza variam entre 22°C e 31°C. O dia começa com sol e poucas nuvens. Os ventos sopram com intensidade moderada vindos da direção Leste. À tarde, a nebulosidade aumenta, passando a registrar muitas nuvens. As condições de vento moderado permanecem.

Para a hora da virada, o céu deve continuar com muitas nuvens, porém sem previsão de chuva, segundo o Inmet. Os ventos seguem soprando de forma moderada.

Florianópolis

Sob o aviso de “evento extremo”, com alto risco de alagamentos e situações críticas em áreas de risco, mencionado por Barbosa, a capital catarinense terá umidade relativa do ar em torno de 95% e temperaturas entre 23°C e 27°C. O dia começa com muitas nuvens e previsão de pancadas de chuva isoladas, além de ventos fracos vindos do Sul.

Ao longo do dia, a instabilidade se intensifica, com aumento de nebulosidade, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A direção do vento muda para o Norte, mantendo intensidade fraca.

Na hora da virada, o alerta permanece. A previsão indica céu encoberto, pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com ventos fracos voltando a soprar do Sul.

Natal

Em Natal, os termômetros devem variar entre a mínima de 26°C e a máxima de 31°C. O dia será marcado por sol e poucas nuvens. Os ventos sopram com intensidade de fraca a moderada, vindos da direção Sudeste-Leste.

Para a hora da celebração, a estabilidade atmosférica se mantém. A previsão indica céu com poucas nuvens e ausência de chuva. Os ventos continuam soprando com intensidade de fraca a moderada.

Porto Alegre

Porto Alegre terá tempo estável e céu com poucas nuvens na hora da festa, sem previsão de chuva. Os termômetros variam de 22°C a 31°C, com ventos de Leste-Sudeste. É considerada a capital com o tempo mais favorável para o Réveillon pelo especialista.

O dia começa com muitas nuvens, mas sem previsão de chuva. Os ventos sopram do quadrante Leste-Nordeste (ENE) com intensidade de fraca a moderada. Durante a tarde, a nebulosidade diminui e o vento muda de direção para Leste-Sudeste, mantendo a intensidade de fraca a moderada.

Para a hora da virada, o tempo segue estável. A previsão indica céu com poucas nuvens e ausência de precipitação.

Maceió

Maceió terá temperaturas entre 24°C e 31°C. O dia começa com poucas nuvens. Os ventos sopram do quadrante Nordeste-Leste com intensidade de fraca a moderada e presença de rajadas. No período vespertino, o céu permanece com poucas nuvens. A intensidade dos ventos diminui e passam a soprar da direção Leste-Nordeste.

Para a hora da celebração, a estabilidade se mantém com céu de poucas nuvens e sem previsão de chuva. Os ventos voltam a ganhar um pouco de força, soprando de forma fraca a moderada com rajadas ocasionais, vindos da direção Nordeste-Norte (NE-N).

*Estagiária sob supervisão de Daniela Dariano.