'Recuperar conceitos': entenda quais ajustes Filipe Luís precisará fazer no Flamengo durante a data Fifa

 

Fonte:


A data Fifa não será de descanso integral para o Flamengo, pois o vice-líder do Brasileirão precisará cumprir jogo atrasado da 12ª rodada, contra o Sport, às 18h30 do sábado, na Arena de Pernambuco. Mesmo assim, Filipe Luís vai aproveitar o período para fazer alguns reparos no time e prepará-lo para o momento final da temporada. Após um dia de folga, na sequência da vitória por 3 a 2 sobre o Santos, o elenco retoma as atividades no Ninho do Urubu nesta terça-feira.

Na coletiva após a partida do domingo, o treinador fez um alerta de que a equipe precisava de descanso após uma sequência muito intensa de jogos, encarados no final de outubro e no início de novembro. Se a fase vivida é de oscilação, este será um momento para "recuperar conceitos".

— Precisamos muito ter tempo de treinamento. Infelizmente, teremos muitos convocados que não vão estar nesses treinamentos. Preciso recuperar comportamentos e conceitos que foram se perdendo nesses últimos jogos. Hoje (domingo, contra o Santos), em determinados momentos do jogo, não me reconheço quando vejo a equipe se partir ou acelerar tanto o jogo, principalmente no primeiro tempo. Os que vão ficar aqui vão ter todo o conteúdo e se preparar da melhor forma para o jogo contra o Sport — disse Filipe Luís.

— Preciso urgentemente ter tempo para treinar para recuperar esses conceitos e que a equipe jogue como eu quero — insistiu.

O discurso não é novidade. Antes da data Fifa de outubro, o treinador enumerou as mesmas dificuldades, e a equipe realmente voltou melhor após a pausa para os jogos de seleções. Foram boas atuações diante de Botafogo e Palmeiras — vitórias por 3 a 0, e 3 a 2, respectivamente —, adversários da parte de cima do Brasileirão, além da classificação à final da Libertadores, após dois jogos contra o Racing.

Quais conceitos?

Inevitavelmente, a principal questão é o fator físico, por conta do jogo baseado em pressão constante exigido por Filipe Luís. Contra Botafogo e Palmeiras, até os jogadores menos "móveis" do elenco, como Pedro e Arrascaeta, se apresentaram para roubar bolas na frente e armar ataques com mais agilidade. Combinado à maior letalidade nas finalizações, o rubro-negro só tende a se beneficiar com um pouco mais de fôlego.

Um problema que apareceu nos últimos jogos, sobretudo no empate com o São Paulo e na vitória contra o Santos, foi a grande quantidade de erros de passe. Isso se deu por conta da desconexão momentânea entre os setores ou até as leituras equivocadas de movimentação, já que muitas destas falhas sequer aconteceram quando os jogadores sofriam pressão adversária.

A ausência de Jorginho, com lesão na coxa direita, é um fator de peso, mas os próximos dias podem ajudar o treinador rubro-negro a resolver um problema originado pelo espaçamento exagerado no campo.

Flamengo venceu Santos com facilidade no Maracanã

Gilvan de Souza/Flamengo

Apesar de mostrar incômodo com os gols sofridos recentemente, sobretudo para o Santos, Filipe Luís garantiu que a queda de rendimento defensivo é pontual. Mesmo assim, vai ser preciso corrigir alguns detalhes da marcação, que vão desde a atenção nas coberturas dos laterais até a desatenção que tem se apresentado na reta final dos jogos. A melhor retaguarda do Brasileirão foi vazada quatro vezes nos últimos dois jogos e um alerta foi aceso.

A má notícia é que o elenco terá sete desfalques por conta da data Fifa. A seleção brasileira convocou o zagueiro Danilo e o lateral-esquerdo Alex Sandro; a Colômbia chamou o meia Carrascal; o Equador levou o atacante Plata; e, ontem, o Uruguai confirmou a convocação do trio composto pelo meia Arrascaeta, o lateral-direito Varela e o lateral-esquerdo Viña.

Entre os que ficam no Rio de Janeiro, além de Jorginho, quem também deve seguir fora de combate é o atacante Pedro (fratura no antebraço direito) e o zagueiro Léo Ortiz, ainda se recuperando de estiramento no tornozelo direito.