Quem é Edcley Teixeira, universitário que ‘cantou’ questões de matemática 5 dias antes da prova do Enem
Autor de uma live de preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2025, o aluno de Medicina Edcley Teixeira chamou a atenção de estudantes por apresentar, cinco dias antes da aplicação da prova, questões muito semelhantes a algumas que caíram no exame de domingo. Nas redes sociais, ele afirma participar de provas em que o Ministério da Educação testa as perguntas do Enem e usar detalhes que consegue memorizar dessas avaliações para montar aulas on-line vendidas como curso preparatório.
Você acerta? A questão do Enem que nem os professores de Matemática conseguiram responder
Enem no Mercosul: Só 10% dos alunos estrangeiros nas universidades brasileiras são de Argentina, Uruguai e Paraguai
Em seus perfis, Edcley constrói a imagem de alguém capaz de antecipar o estilo e até o conteúdo das perguntas do exame. Nos stories do Instagram, listou outras questões que diz ter utilizado com participantes de seu grupo de estudos antes da prova.
De acordo com um perfil atribuído a Edicley de Souza Teixeira no site Escavador, ele cursa o quinto período de Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui uma empresa dedicada ao ensino pré-vestibular, que ministra “aula de todas as áreas do conhecimento”.
Edcley também afirma ter tido acesso antecipado a itens utilizados nas edições de 2023 e 2024 e que trabalhou esses conteúdos em seu curso. Um dos materiais disponibilizados por ele é intitulado "Essas questões estarão no Enem 2023". Segundo informações do Google Drive, o arquivo foi criado em 8 de junho daquele ano. No documento, ele relata ter participado do pré-teste chamado Prêmio Capes Talento Universitário e, com a ajuda de cinco amigos, conseguido lembrar de “90 questões inéditas”.
No mesmo material, o universitário defende que “todas as questões são criações originais de Edcley de Souza Teixeira, embora tenham sido inspiradas em questões reais do pré-teste”. E acrescenta que, por se tratar de memória pessoal, “não há qualquer risco jurídico envolvido”.
A live mais recente, transmitida em 11 de novembro de 2025 no YouTube, mostra o estudante corrigindo itens de diferentes áreas. No número 34, ele apresenta uma pergunta de Biologia sobre espécies que evoluem e permanecem restritas a ambientes específicos. A prova deste ano trouxe questão sobre o mesmo tema, com enunciado distinto, mas quatro das cinco alternativas idênticas às usadas por Edcley — inclusive a correta.
Antes da aplicação do Enem, o Ministério da Educação testa questões em avaliações nacionais para avaliar qualidade e nível de dificuldade. São esses pré-testes que, segundo o estudante, lhe permitiriam armazenar na memória o conteúdo que depois utiliza em seus materiais e aulas.
Conhecido do MEC
Neste ano, um depoimento em vídeo de Edcley foi publicado nas redes sociais do Ministério da Educação (MEC). A publicação afirma que ele foi um dos ganhadores da edição mais recente do Prêmio CAPES Talento Universitário.
Quem é Edcley Teixeira
Ele usou o prêmio de R$ 5 mil para investir em ferramentas essenciais para o seu curso de medicina. “É um reconhecimento que dá um gás incrível para continuarmos nos dedicando”, diz o estudante no vídeo. O GLOBO chegou a acessar uma dessas publicações no Instagram, mas depois ela foi apagada, assim como no X e no Facebook. No entanto, segue disponível no Linkedin.
Procurados pelo GLOBO, Edcley, o MEC e o Inep não se manifestaram. O espaço segue em aberto.
