Quanto custariam os carros antigos da Fiat hoje, com a inflação?

 

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A Fiat é, hoje, uma das marcas mais poderosas do mercado brasileiro, e tem em modelos como o Fastback, a Strada e o Argo carros que estão sempre entre os mais vendidos nos seus respectivos segmentos. Grande Panda elétrico é aposta da Fiat contra o Dolphin Mini 10 carros mais icônicos da Fiat Em um passado não muito distante, porém, modelos antigos de carros da Fiat chegaram a ser vistos com preconceito, e precisaram provar, na prática, que mereciam um lugar de destaque em meio à feroz concorrência no setor. Assim, Fiat 147, Tempra Turbo e o imortal Uno Mille, entre outros, fizeram história e aguçaram a curiosidade popular, que vive se perguntando quanto custariam, hoje, os carros antigos da Fiat com a correção da inflação. O CT Auto foi atrás da resposta e, agora, mostra para vocês. Confira. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- 5. Quanto custaria hoje um Fiat 147? Vamos abrir nossa listinha com o carro mais simpático delas: o Fiat 147, que carinhosamente foi apelidado de "Cachacinha" por ter sido um dos primeiros modelos da indústria nacional a utilizar o álcool como combustível. Fiat 147 hoje custaria em torno de R$ 50 mil, com a inflação (Imagem: Divulgação/Fiat) O Fiat 147 chegou ao Brasil no final da década de 1970 e, no início de 1980, custava Cr$ 143.820,00. Com o auxílio da calculadora oficial do Banco Central do Brasil, descobrimos que, hoje, com a correção da inflação, o hatch sairia, em média. por R$ 50.582,21, valor bem justo com o que ele poderia oferecer aos consumidores. 4. Fiat Tipo, com a inflação, custaria quanto em 2025? O Fiat Tipo foi um hatch que merecia ter tido mais sucesso no Brasil. Lançado na Itália em 1988, ele chegou ao mercado verde-amarelo cinco anos mais tarde, em 1993, mas saiu de linha em 1997 para preparar o terreno para a chegada de carros mais modernos, como o Fiat Brava  Fiat Tipo merecia ter tido sorte maior no mercado brasileiro (Imagem: Vauxford/Wikipedia/CC) Em nossas pesquisas, levantamos que um Tipo 1.6 ano/modelo 1994 custava, em média, R$ 18.000,00, dependendo, claro, da versão e dos opcionais. Ao usarmos a boa e velha calculadora, descobrimos que em 2025, com a inflação, o hatch da Fiat custaria R$ 154.652,73, em média. 3. Qual seria o valor de um Tempra Turbo, com a inflação? O Tempra Turbo revolucionou a cabeça dos gearheads no Brasil, pois chegou a ser o carro mais rápido do Brasil em 1994, para desespero de quem ainda via a marca italiana com desdém.   O Tempra Turbo entregava 165 cv, com 26 kgf/m de torque, e atingia máximas de 165 km/h. Com essa configuração, ele custava, em média, R$ 33,3 mil. Aplicando sobre esse valor os índices de inflação acumulados, descobrimos que, em outubro de 2025, um Tempra Turbo custaria R$ 286.107,55, valor astronômico em se tratando de um modelo nacional. 2. Fiat Palio: quanto custaria o "papa-Gol" com a inflação? Lançado com a missão de se tornar o papa-Gol, em alusão à missão de derrubar o hatch da Volkswagen da condição de líder de vendas no país, o Fiat Palio fez jus às expectativas e, em pouco tempo, se tornou o novo campeão em emplacamentos.   O Palio, que em 2014 derrubou o Volkswagen Gol da liderança dos carros mais vendidos do Brasil após 27 anos, chegou ao país por R$ 24.190,00 em sua versão com motor 1.0 e duas portas. Hoje, com a correção da inflação, o papa-Gol custaria, em média, R$ 46.669,24, valor condizente com a realidade por se tratar de um carro popular. 1. Quanto valeria um Uno Mille com a correção da inflação? Chegamos ao fim da fila com ele, o "terror dos esportivos" quando está com a escada em cima: primeiro carro popular do mercado brasileiro, o Fiat Uno Mille fez muito sucesso por aqui, embora não oferecesse nada de muito suntuoso aos clientes no que diz respeito à motorização, desempenho, tecnologia ou segurança. Uno Mille foi o primeiro popular de verdade do mercado brasileiro (Imagem: Divulgação/Fiat) Memes à parte, era um carro simples, mas que encarava tudo. Em agosto de 1994, a marca italiana pedia a partir de R$ 7.254,00 pelo Uno Mille em sua versão ELX, dotada de motor 1.0 e câmbio manual. Hoje, com a inflação acumulada no período, o ícone custaria, em média, R$ 58.334,85. Leia também: Fiat 147: o que fez do carro sucesso de vendas nos anos 80, além do preço? Por que a Fiat Strada faz tanto sucesso no Brasil? Vídeo: Qual foi o primeiro carro elétrico do mundo?   Leia a matéria no Canaltech.