Promessa de CNH mais barata esbarra em preços altos e desinformação

 

Fonte:


Apesar da promessa do governo de reduzir o custo da CNH para algo entre 700 e MIL reais, quem procura uma auto escola ainda se depara com valores mais altos e muitas incertezas, depois de mais de uma semana das novas regras.

O pacote mais em conta, com duas horas de aula prática, o exame psicotécnico e taxa do Detran está custando cerca de 1.400, 1500 reais. As duas aulas saem em média por 400 reais, já o psicotécnico com as taxas, MIL reais.

Isso porque em muitos estados do país, não há clinicas médicas cadastradas para oferecer o exame mais barato, por 180 reais, como previsto pelo governo. A estudante de Brasília,  Rafaela Boer, conseguiu concluir as aulas teóricas gratuitas ofertadas pelo governo e fez a coleta da foto e das digitais no Detran. Mas não consegue agendar o exame clínico, para então, avançar no processo.

SONORA: meu grande problema tá sendo arranjar clínicas para fazer o exame, porque não tão cobrando o valor de 180 ainda, tão cobrando o valor mais mais de mais de R$ 1.000 por aí. Os próprios funcionários do Detran  não estão entendendo como está funcionando esse processo ainda. Ainda é algo muito novo.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, muitas autoescolas já nem oferecem mais o psicotécnico, e sem as clínicas cadastradas, os candidatos ficam sem saber o que fazer. O gerente da autoescola Milagre, no Rio, Elison Muniz, diz que ainda há muita desinformação sobre o novo processo.

SONORA: o que a gente sabe é que existem as clínicas  que faziam psicotécnico para as categorias C, D e E, porém, agora nessa modalidade A e B não sabemos como isso ficou ou vai ficar. Estamos muitos soltos e sem nenhum tipo de informação.

E em muitas cidades, apesar das autoescolas oferecerem os pacotes já com base nas novas regras, ainda não é possível agendar o exame prático por falta de atualização dos Detrans. A proprietária da auto escola Jardim Botânico, em Brasília, Flora Teixeira diz que nem é possível inserir os dados no sitema:

SONORA: Esse serviço, ele está ainda no modo antigo, ainda não tá como um modo novo. Então, assim, se eu tentar liberar o certificado com duas aulas obrigatórias, o certificado não vai liberar, ele só vai liberar com 20. Porque todos os Detrans estão tendo que mexer na sua TI para poder conseguir oferecer o serviço.

O Secretário Ncional de Transito, Adrualdo Catão, afirmou que eventuais dificuldades estão sendo resolvidas com os Detrans de todo o país.

SONORA: Nós estamos acompanhando todas as etapas de implantação em todo o Brasil e todos os Detrans estão seguindo a implementação. Eventuais dificuldades vão ser acompanhadase os Detrans também contam com todo o apoio da Secretaria Nacional.

Procurado, o Detran de Brasília  afirmou que as adaptações no sistema exigem um período de transição cuidadoso, necessário para a implementação das mudanças. O Detran do Rio de Janeiro segue na mesma linha, e disse que está trabalhando para se adaptar às novas diretrizes o mais rapidamente possível, mas sem previsão de data.