Projeto brasileiro foi vencedor do prêmio Earthshot, em categoria que destaca iniciativas que protegem a natureza

 

Fonte:


A startup Re.Green foi vencedora do prêmio Earthshot na categoria que destaca iniciativas que protegem e restauram a natureza. A empresa, que está recompondo áreas de Mata Atlântica gerando créditos de carbono, recebeu o prêmio das mãos da ginasta e medalhista olímpica Rebecca Andrade, em premiação realizada na noite desta quarta-feira (5), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Earthshot Prize: Príncipe William recebe Anitta, Shawn Mendes, Seu Jorge e Kylie Minogue no tapete verde

Usina Carolo: Suspeita de integrar esquema de combustível do PCC, local é alvo de busca e apreensão no interior de SP

A premiação foi apresentada por Luciano Huck, que destacou o impacto global das soluções presentes nos 15 projetos finalistas. Os vencedores de cada uma das cinco categorias recebe o prêmio em dinheiro.

Durante a cerimônia, o clima foi de festa. A abertura ficou por conta da bateria da escola de samba Beija-Flor. A cantora Anitta subiu ao palco em seguida ao som do clássico “Mas, que nada!”, de Jorge Ben Jor.

Em frente a uma projeção com referências a biodiversidade do Rio, Anitta abraçou o cantor Gilberto Gil. A dupla cantou o clássico “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim, e destacou a importância da união entre nações para a proteção do meio ambiente.

A segunda categoria, que trata sobre proteção dos oceanos, foi apresentada pelo craque Cafu. O prêmio foi para “The High Seas Treaty”, da Holanda.

O cantor canadense Shawn Mendes apresentou a faixa “Youth”, que trata sobre juventude e esperança na sociedade.

O Earthshot foi criado em 2020 pelo príncipe William inspirado no conceito de "moonshot" do ex-presidente americano John Kennedy (o desafio de colocar o homem na Lua com uma década de esforço nos anos 1960), e busca aplicar o mesmo espírito para enfrentar a crise climática e ambiental. O prêmio, que acontece pela primeira vez na América Latina, destaca soluções inovadoras para desafios socioambientais ao longo desta década, considerada crucial.

O valor desta quinta edição da premiação é de £ 1 milhão (cerca de R$ 7,2 milhões), concedido a projetos, organizações ou indivíduos que apresentem soluções transformadoras e capazes de ganhar escala. Pelo volume financeiro e pelo prestígio, o Earthshot é às vezes apelidado de o "Nobel" do meio ambiente.