Professora da EJA na Paraíba usa IA para mostrar alunos em suas profissões dos sonhos e comove as redes; assista
A iniciativa de uma professora da rede municipal de Serra da Raiz, no interior da Paraíba, ganhou repercussão após viralizar nas redes sociais. O vídeo, produzido por Socorro Alves, da Escola Municipal Antônia Nunes, mostra alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se vendo representados em suas profissões dos sonhos por meio de recursos de inteligência artificial. A cidade fica a cerca de 120 quilômetros de João Pessoa, e o registro já ultrapassou 1 milhão de visualizações.
Só uma vez na vida: conheça as raras palmeiras que levaram 70 anos para florescer no Rio e agora entram em seu último ciclo
No material compartilhado pela educadora, cada estudante surge caracterizado digitalmente como o profissional que deseja ser. Penha aparece como caminhoneira; Marluce, como cuidadora de idosos; Edleuza, como bombeira; e Maria José, como técnica em enfermagem. Entre os homens, Gilson sonha em ser piloto, Severo se imagina vaqueiro e José busca seguir a profissão de pedreiro. A proposta, segundo a professora, foi estimular a autoestima e reforçar a mensagem de que “não há idade para sonhar ou investir no futuro”.
Assista:
Initial plugin text
Ao divulgar o projeto em suas redes, Socorro Alves destacou a importância de experiências práticas que motivem os estudantes. “Hoje, nossos alunos da EJA viveram uma experiência diferente e muito especial. Eles se transformaram em profissionais por um dia”, escreveu, ressaltando o impacto emocional do momento.
A repercussão trouxe relatos de internautas que se identificaram com a trajetória dos alunos. “Fiquei emocionada! Eles não tiveram as mesmas oportunidades no passado que os jovens de hoje têm”, comentou uma usuária.
Outro depoimento mencionou a mudança de olhar sobre a terceira idade: “Depois que eu aprendi a frase ‘é a primeira vez deles vivendo também’, minha percepção sobre os mais velhos mudou completamente.”
Imagem dos alunos circulam nas redes sociais
Reprodução/Redes sociais
Houve ainda quem lembrasse experiências pessoais com a modalidade: “Fui muito feliz por seis anos trabalhando com a EJA. Minha maior honra foi alfabetizar meu pai e minha mãe.”
O programa de Educação de Jovens e Adultos oferece ensino fundamental e médio adaptado a quem não pôde estudar na idade regular ou precisou interromper sua trajetória escolar. Com metodologias diferenciadas, turmas multisseriadas e foco no aprendizado prático, a modalidade busca promover inclusão social, reforço profissional e desenvolvimento pessoal, conciliando estudo, trabalho e família.
