Primeira brasileira na decisão do WTA Finals, Luisa Stefani pode igualar feito de Guga com título do torneio
Medalhista olímpica de bronze com Laura Pigossi em Paris-2024, Luisa Stefani atingiu outro feito inédito. A tenista de 28 anos se tornou a primeira brasileira a chegar à decisão do WTA Finals — torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada —, em Riad, na Arábia Saudita. Ao lado da húngara Timea Babos, ela fará hoje sua 22ª final, a maior de sua carreira, contra as belgas Veronika Kudermetova e Elise Mertens. A partida acontecerá não antes de 10h (de Brasília) e terá transmissão da ESPN e do Disney+.
Com três vitórias — duas na fase de grupos e uma na semifinal —, Luisa e Babos só perderam uma vez no torneio, para a tcheca Katerina Siniakova e a americana Taylor Townsend. A derrota foi por 2 sets a 1, com 10/6 no supertiebreak.
— Estou muito animada por ter passado para a final. Jogo duro (na semifinal), bem enroscado, mas feliz com a forma como a gente se ajudou e conseguiu fechar em sets diretos — celebrou Luisa.
A brasileira Luisa Stefani (à direita) e a húngara Timea Babos festejam o título de duplas do SP Open
João Pires/SP Open
Se for campeã, ela se juntará a Gustavo Kuerten, que, até agora, é o único brasileiro que venceu o Finals, em 2000, em Lisboa. O duplista Marcelo Melo bateu na trave duas vezes: foi vice em 2014 e 2017. Como finalista, Luisa já garantiu a 14ª colocação no ranking e ainda pode ganhar mais uma com o inédito título. Em 2021, ela foi a nona, seu melhor ranking até aqui.
Dupla se formou em 2025
Nesta temporada, Luisa e Babos somam quatro conquistas, sendo três WTA 500 — Linz (AUS), Tóquio (JAP) e Estrasburgo (FRA) — e um 250 de São Paulo. Além disso, elas chegaram às quartas de final de Wimbledon e do US Open. A dupla iniciou oficialmente a parceria no WTA 1000 de Miami, em março deste ano. Antes disso, a brasileira vinha alternando de companheira a cada torneio.
