Presidente interina da Venezuela pediu para ser recebida na Casa Branca na próxima semana, diz jornal espanhol

 

Fonte:


A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, teria solicitado ser recebida na Casa Branca na próxima terça-feira, afirmaram fontes americanas ouvidas pelo jornal espanhol ABC. A líder chavista teria enviado pedidos a diversos órgãos da administração federal americana em Washington para uma série de reuniões políticas — que poderiam coincidir com uma já anunciada viagem da líder da oposição, María Corina Machado.

A publicação espanhola afirma que Delcy ainda não tem uma agenda fechada na capital americana, e que não há uma confirmação por parte dos órgãos oficiais. Contudo, fontes americanas consultadas pelo jornal informaram que o procedimento foi iniciado e está em uma fase preliminar, devendo ainda passar por determinados crivos, incluindo sobre a entrada de um voo diplomático a partir da Venezuela. Parte da administração federal americana, como o Departamento de Estado e o Departamento de Segurança Nacional também estariam examinando o pedido.

As informações sobre a suposta viagem de Delcy aos EUA surgem no mesmo dia em que o governo interino da Venezuela anunciou a retomada das relações diplomáticas com Washington, que estava rompida desde 2019, quando os americanos fecharam a Embaixada em Caracas, transferindo todas as atividades relativas ao país para uma representação em Bogotá. Também chegam um dia depois do presidente dos EUA, Donald Trump, indicar que se reunirá com María Corina na próxima semana em Washington.

*Matéria em atualização