Presidente interina da Venezuela convida governo dos EUA a fortalecer 'coexistência comunitária duradoura'
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodriguez, declarou na noite deste domingo que tem como prioridade estabelecer uma relação "equilibrada e respeitosa" com os Estados Unidos, um dia após o ataque americano a Caracas e a captura do presidente Nicolás Maduro. Nas redes sociais, Rodriguez publicou uma mensagem direta ao presidente americano, Donald Trump, e reforçou seu apelo pela paz no país sul-americano.
Initial plugin text
.
"Consideramos prioritário avançar rumo a uma relação internacional equilibrada e respeitosa entre os EUA e a Venezuela, e entre a Venezuela e os países da região, baseada na igualdade soberana e na não interferência. Esses princípios norteiam nossa diplomacia com o resto do mundo", escreveu Rodriguez em uma publicação nas redes sociais. "Estendemos um convite ao governo dos EUA para trabalharmos juntos em uma agenda de cooperação, orientada para o desenvolvimento compartilhado, dentro da estrutura do direito internacional, e para fortalecer a coexistência comunitária duradoura".
Initial plugin text
Em declaração
Em declaração a repórteres quase simultaneamente à postagem da líder venezuelana, Trump insistiu que os Estados Unidos estão "no comando" da Venezuela após a prisão de Maduro e enquanto dialoga com a nova liderança do governo venezuelano.
— Estamos lidando com as pessoas que acabaram de assumir o cargo. Não me perguntem quem está no comando, porque eu darei uma resposta muito controversa — disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One, quando questionado se havia conversado com a presidente interina Delcy Rodríguez.
Quando solicitado a esclarecer o que queria dizer, Trump respondeu:
— Significa que nós estamos no comando.
*Matéria em atualização
