Presidente da Coreia do Sul pede ajuda a líder da China para mediar crise com Coreia do Norte

 

Fonte:


O presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, disse nesta quarta-feira (7) que pediu ao presidente da China, Xi Jinping, que atue como mediador para ajudar a resolver a crise nuclear norte-coreana e amenizar as animosidades entre as duas Coreias, de acordo com informações da Associated Press.

O pedido aconteceu porque a China é o maior parceiro comercial e principal apoiador diplomático da Coreia do Norte, e tem defendido a moderação das partes. Nos últimos anos, a China bloqueou tentativas dos Estados Unidos e de outros países de endurecer sanções contra a Coreia do Norte, apesar de seus testes de armas serem proibidos por resoluções da ONU.

Lee está na China. Em declarações aos jornalistas que o acompanhavam na etapa de Xangai de sua viagem, ele afirmou ter feito o pedido durante o encontro com Xi Jinping para a cúpula em Pequim, na segunda-feira (5).

“Estamos fazendo esforços, mas todos os nossos canais (com a Coreia do Norte) estão completamente bloqueados, então não conseguimos nos comunicar de forma alguma. Eu disse a ele que seria bom para a China desempenhar o papel de mediadora para a paz”, disse.

De acordo com o presidente sul-coreano, Xi Jinping respondeu que é preciso ter paciência em relação às questões com a Coreia do Norte.